Etanol: Chico Tenório e Renan Calheiros fazem discursos parecidos

Senado aprovou a proposta para usineiros comercializem diretamente com postos de combustíveis

20/06/2018 18:20

A- A+

A Notícia

compartilhar:

O vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Francisco Tenório (PMN), o Chico Tenório, defendeu na terça-feira, 19, que as usinas produtoras de etanol sejam autorizadas a comercializar seus produtos diretamente com postos de combustíveis.

No mesmo dia, o Senado Federal aprovou a proposta para que isso aconteça. Foram 47 votos a favor e apenas dois contra. O projeto de resolução segue agora para votação na Câmara dos Deputados.

“Temos em Alagoas um dos combustíveis mais caro do país e somos um grande produtor do etanol. Não faz sentido se pagar mais caro do que num Estado que não é produtor. Não consigo entender porque não se pode vender o produto diretamente da usina aos postos de combustíveis para que seja revendido ao consumidor”, destacou Tenório.

Para Francisco Tenório, essa política de venda de provoca, entre outras coisas, o encarecimento do etanol; o congestionamento de caminhões nas estradas; além de um maior gasto com óleo diesel, encarecendo ainda mais o produto final. “Está havendo um movimento nacional no sentido de que as usinas produtoras de etanol sejam autorizadas a comercializarem seus produtos diretamente aos postos de combustíveis para a revenda ao consumidor’, afirmou.

“Fica a preocupação com o lobby montado pelas grandes distribuidoras para manter este estilo de comércio prejudicial a população brasileira. É preciso que os parlamentos se levantem contra isso e exija que se tenha uma liberdade comercial”, concluiu o deputado estadual.

Lá em Brasília, Renan Calheiros (MDB-AL) teceu comentários semelhantes. Comentou que a proibição de comercialização direta é uma reserva de mercado que estimula o oligopólio. “As distribuidoras hoje são apenas atravessadores. É um privilégio absurdo”, disse.

Coincidência ou não, agora é esperar para ver se o Nordeste será mesmo beneficiado com tal mudança.

Primeira Edição © 2011