Eletrobras dá dicas de segurança para o período junino

06/06/2018 18:22

A- A+

Assessoria de Comunicação

compartilhar:

O mês de junho chegou e com ele uma das festas mais esperadas do Nordeste: os festejos juninos, que este ano terá a companhia da Copa do Mundo para completar as comemorações. É a hora de colocar bandeirinhas e balões coloridos, soltar fogos de artifícios e montar fogueiras, deixando ainda mais bonita uma das festas mais populares do Brasil. Para que a festa não acabe em tragédia, é preciso ter cuidado na hora de comemorar. Por este motivo, a Eletrobras Distribuição Alagoas alerta a população para os cuidados que devem ser tomados nesta época do ano para evitar acidentes.

Para ajudar a ter uma festa segura e “arretada”, a Eletrobras aconselha que as decorações sejam ornamentadas distantes de redes elétricas. Amarrar bandeirinhas e pendurar balões em postes é um dos erros mais frequentes nas comemorações de rua. Esses tipos de materiais são inflamáveis e podem provocar curto-circuito.  

Os “palhoções” geralmente são cobertos por palhas, que são materiais de fácil combustão, por isso é recomendado que sejam montados distantes de fontes de calor, como fogueiras, lâmpadas e gambiarras. “Ligações elétricas improvisadas e irregulares nas barracas e ‘palhoções’ também devem ser evitadas em virtude do risco de curto-circuito, podendo causar incêndio. A dica de segurança é substituir a cobertura de palha na montagem de palhoças, barracas e arraiais por produtos de difícil combustão, em virtude do risco de incêndio”, destacou o gerente de Segurança da Eletrobras Alagoas, Rafael Clemente.

Em palcos e barracas com estruturas metálicas é importante que os fios estejam devidamente protegidos para evitar contato com esses suportes. “Os locais de festas devem observar requisitos de proteção, como a utilização de disjuntores adequados para a carga instalada, cálculos da bitola dos fios e instalação dos aterramentos em todos os circuitos. Os fios devem estar devidamente isolados, para que não entrem em contato com as estruturas dos “palhoções”, especialmente as metálicas”, acrescenta Rafael.

A Eletrobras também orienta que não sejam construídas fogueiras embaixo das redes elétricas, e pede atenção ao soltar fogos de artifício próximo aos fios, para evitar acidentes e interrupções do fornecimento de energia. A Distribuidora recomenda ainda a não soltar balões, devido ao alto risco de incêndios e acidentes. A prática é proibida pela legislação ambiental.

Os cuidados devem ser adotados para que as comemorações ocorram com segurança em relação à rede elétrica. Em caso de acidentes, a população deve isolar a área, entrar em contato com a Eletrobras pelo telefone 0800 082 0196 e com órgãos de primeiros socorros, como os Bombeiros (193) e a Samu (192).

 

Primeira Edição © 2011