Dia da ONU discute desenvolvimento urbano, social e econômico

03/06/2018 12:16

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

Estreitar laços, enxergar espaços invisíveis e investir em sustentabilidade para mudar a vida das pessoas. É com esses pilares que o projeto “Prosperidade Urbana Sustentável e Inclusiva no Estado de Alagoas: Uma Iniciativa Integrada” tem pensado o desenvolvimento local a partir da produção de estratégias e diagnósticos de ação. Para isso, o Governo de Estado e o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) promovem, na próxima terça-feira (5), um momento dedicado à reflexão e ao encontro de mentes pensantes.

É que o Dia da ONU em Alagoas está marcado para acontecer no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá. Será um espaço democrático e de troca de experiências. O Governo do Estado convida servidores, estudantes e sociedade civil para uma programação de peso. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 3 de junho.

Com o objetivo de apresentar práticas de sucesso internacional nos âmbitos econômicos, sociais e urbanos, o evento traz o co-fundador e Diretor do Centro de Estudos Urbanos e Ambientais (URBAM) da Universidade EAFIT (Colômbia), Alejandro Echeverri. Arquiteto e urbanista de renome, ele é um dos responsáveis por transformar a cidade de Medellín ao conectar áreas mais pobres com o sistema de transporte, por exemplo. Pode-se dizer que o trabalho feito na cidade colombiana defende a revalorização de áreas esquecidas como forma de diminuir a violência. Em Maceió, ele ministrará palestra sobre suas experiências e visões sobre Alagoas.

A ação movimentará a sociedade para discussões que vão inserir Alagoas no cenário mundial, bem como capacitará servidores ao expor projetos nacionais e internacionais de sucesso em diversas áreas de políticas públicas. Dentre os temas abordados, estão: Gênero e igualdade racial, Segurança urbana e prevenção à violência, Educação e primeira infância.

Na programação, além da presença do governador Renan Filho, que abrirá o Dia da ONU em Alagoas, haverá a participação de representantes de diversas secretarias de Estado e de agências do Sistema das Nações Unidas no Brasil. Estarão presentes também o diretor do Escritório Regional do ONU-Habitat para a América Latina e o Caribe, Elkin Velasquez, e a oficial nacional para o Brasil, Rayne Ferreti Moraes.

O assessor sênior do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e coordenador do Centro Mundial para o Desenvolvimento Sustentável do PNUD (Centro RIO+), Haroldo de Oliveira, e o oficial de Engajamento, Lorenzo Brunelli Casagrande, farão apresentação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável: os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e o lançamento do Glossário ODS 11.

Como se inscrever

Se você é vinculado ao Executivo alagoano, membro de alguma universidade ou tem interesse nos assuntos citados acima, sua presença é fundamental! Para se inscrever gratuitamente e conferir toda a programação, acesse o link http://eventos.al.gov.br/evento/dia-da-onu-em-alagoas. A confirmação da inscrição será enviada no dia 4 de junho via e-mail cadastrado nessa pré-inscrição.

O evento acontecerá no dia 5 de junho, das 8h às 18h, na sala Ipioca, do Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, à Rua Celso Piatti, no Jaraguá.

Onde tudo começou

Coordenadas pela Secretaria da Fazenda (Sefaz/AL), as ações do ONU-Habitat tem auxiliado Alagoas desde outubro de 2017. Mobilidade urbana, inclusão social e geração de emprego e renda são pilares de sua atuação. O programa Vida Nova nas Grotas, por exemplo, vem atendendo 76 comunidades de Maceió em parceria com o Governo do Estado.

Primeira Edição © 2011