Termina em duas semanas o prazo para fazer Cadastro Ambiental Rural

IMA prepara mutirões de atendimento para que proprietários não percam seus benefícios

17/05/2018 15:40

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

Encerra no próximo dia 31 de maio o prazo para inscrição de imóveis rurais no Cadastro Ambiental Rural (CAR). Com a aproximação da data final, o Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) prepara mutirão de atendimento em municípios do sertão a partir da próxima terça-feira (22).

Instituído pelo Código Florestal (Lei 12.651/2012) o CAR é um registro eletrônico, obrigatório a todos imóveis rurais, que permite o controle, monitoramento e planejamento ambiental e econômico, além de auxiliar no combate ao desmatamento. Os proprietários rurais que estiverem inscritos no sistema garantem diversos benefícios como obtenção de crédito e seguro agrícola.

O setor de Gestão Florestal do Instituto participa nesta semana, até a próxima sexta-feira (18) de um Encontro de Implantação do CAR em Brasília. Na ocasião, os técnicos apresentam relatórios com avanços e desafios para consolidação do cadastro em Alagoas.

Para incentivar o registro dos imóveis que ainda não fizeram o CAR, a equipe estará em diversos municípios do sertão alagoano realizando o cadastro gratuitamente.

Na próxima terça-feira (22) os técnicos atendem no município de Pariconha, na quarta-feira (23) em Delmiro Gouveia, na quinta (24) em Inhapi e Canapi, dia 28 em Piranhas e 29 em Olho D’água do Casado.

Além do IMA, Alagoas conta atualmente com 31 secretarias municipais de meio ambiente (mapa) capacitadas para realizar o cadastro das propriedades que possuam área de até 4 módulos fiscais. Demais proprietários de imóveis devem acessar o site do SICAR – Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (www.car.gov.br) para se inscreverem.

Primeira Edição © 2011