Conferência mobiliza jovens a discutir políticas públicas

18/04/2018 17:29

A- A+

Ascom Semas

compartilhar:

Buscando mobilizar crianças e adolescentes para a discussão de melhorias nas políticas públicas em Maceió, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e Conselhos Tutelares discutem o desenvolvimento da “I Conferência Livre dos Direitos das Crianças e Adolescentes”, que vai acontecer em toda a cidade entre os meses de abril e agosto.

Em reunião nesta quarta-feira (4), o Conselho Municipal, conselheiros tutelares da região do Feitosa, Jacintinho e Benedito Bentes, representantes do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) e diretores técnicos da Semas definiram a metodologia utilizada nas ações.

Na Conferência Livre, as crianças e adolescentes serão divididas por faixa etária e debaterão temas que serão levados para a Conferência Municipal – que será realizada no final do ano. O evento, que tem como tema “Proteção integral, diversidade e enfrentamento das violências”, tem caráter sensibilizador, para que, através de dinâmicas e interações, os participantes busquem opções alternativas para as melhorias no setor de políticas públicas.

Na metodologia definida, os grupos terão que pensar em como gostariam que fossem suas cidades e, a partir daí, eleger seus prefeitos, vice-prefeitos e secretários para formação de propostas que possam englobar seus direitos e a prevenção deles.

Segundo a presidente do CMDCA, Maria Cícera de Oliveira, a Conferência é uma forma de oportunidade para as crianças e jovens debaterem desde já sobre as diversas áreas municipais, como a Saúde, Educação, Assistência Social e Direitos Humanos.

“Durante a Conferência Livre eles terão um momento de construção sobre como a cidade deles pode atender da melhor maneira essas políticas públicas, para que na Conferência Municipal os participantes já tenham mais propriedade sobre o debate e propostas pré-elaboradas pensadas pela sua comunidade”, acrescentou a presidente do Conselho.

Ainda de acordo com Cícera, a Conferência Livre vai acontecer em todas as regiões de Maceió, porém foi dividida pelos seus números de habitantes. No dia 24 de abril, o evento vai acontecer para a região do Feitosa, seguindo para o dia 25 no Jacintinho, em escolas municipais. No dia 27, a ação será realizada no Centro Universitário Tiradentes (Unit) para as crianças e adolescentes do Benedito Bentes. Outras datas ainda serão disponibilizadas até o mês de agosto.

Primeira Edição © 2011