Ações de saúde beneficiam mais de 2.600 pessoas no Jacintinho

População teve acesso a exames de aferição da pressão arterial e orientação sobre saúde bucal

17/04/2018 20:19

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

Durante a assinatura da ordem de serviço para a construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jacintinho, nesta terça-feira (17), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) atendeu 2.690  pessoas, levando conhecimento e serviços de promoção e prevenção aos fatores de risco para doenças crônicas, com foco na ampliação da autonomia dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A ação ocorreu na Ladeira do Óleo, em frente à Lux Outmídia, na Avenida Juca Sampaio, em Maceió.

Nos estandes destinados à prevenção do diabetes foram realizados 146 testes de glicemia capilar, 180 verificações de pressão arterial, 11 cadastros de doação de medula óssea e 400 testes rápidos de HIV, hepatite B, C e sífilis.

As palestras sobre a importância de cuidados com a saúde bucal e orientação de prevenção e controle da dengue foram assistidas por 198 pessoas. Também foram distribuídos 400 kits nutricionais e 600 preservativos.

O secretário de Estado da Saúde, Christian Teixeira, evidenciou a importância do evento. “Destaco ser de muita relevância essas ações nas comunidades para que o cidadão alagoano saiba o quanto é importante fazer a prevenção e cuidar da saúde. Estamos felizes de ver a adesão ao trabalho realizado por nossos servidores”, destacou. 

Foi o caso de Carlos Santos da Silva, de 42 anos, morador do Jacintinho há quatro décadas. Mesmo precisando tirar mais de uma gota de sangue durante o teste rápido de HIV, hepatite B, C e sífilis, o ambulante não se intimidou, tampouco fez cara feia ao fazer o exame.

Apesar de ter sido a primeira vez a realizar o teste rápido, ele não achou complexo. “Foi muito legal, porque é uma forma de garantir minha saúde. Além deste exame, aproveitei os outros serviços aqui”, disse. Para Carlos, a construção da UPA vai trazer muitos benefícios para a região. Isso porque, quando ele precisa de assistência médica, recorre ao Hospital Geral do Estado (HGE) ou ao Ambulatório 24 Horas João Fireman.

A dona de casa Maria Cícera Ferreira dos Santos, de 59 anos, acordou cedo para aferir sua pressão arterial, visto que estava indisposta. “Assim que despertei hoje, ia me consultar no Ambulatório João Fireman, que é próximo aqui de casa. Mas, ao saber que tinha uma tenda que verificava a pressão, corri imediatamente pra cá”, contou ela. 

Na ocasião, a senhora de sorriso espontâneo recebeu orientações sobre como ter uma alimentação balanceada e a importância de ingerir dois litros de água por dia. “A construção dessa UPA vai ser ótima, pois vou vir a pé. Não vou mais gastar dinheiro com ônibus ou táxi para cuidar da minha saúde”, emendou.

A criançada não ficou de fora e pode se deliciar com algodão-doce e pipoca, além de se divertir com a decoração das tendas e com os balões vermelhos e brancos. E para manter o sorriso sempre bonito e saudável depois da comilança, eles receberam orientações sobre a boa rotina de limpeza bucal.

Os primos José Anderson de Oliveira, de 11 anos, e Ivana Santos, de 14 anos, aprenderam de uma vez por todas a manter os dentes, a gengiva e a língua bem cuidados, a fim de evitar os problemas bucais mais comuns, como a gengivite, cárie e tártaro, além daquele mau hálito desagradável que ninguém que ter. “Aprendi que a casquinha da pipoca que não sai por nada do dente, tem que ser tirada com o fio dental”, disse José Anderson, enquanto segurava uma escova, que tinha acabado de ganhar.

De acordo com a assessora técnica da Sesau, Alessandra Viana, as ações tiveram como finalidade tornar um mecanismo da equidade no atendimento das necessidades de saúde da população, principalmente as mais carentes, as quais não teriam condições de arcar com o pagamento de consultas ou mesmo adquirir planos particulares. 

“É um momento em que a Sesau promove o acesso universal, equânime e integral às ações e aos serviços de promoção, proteção e recuperação da saúde da população, que são os princípios que norteiam o funcionamento do SUS [Sistema Único de Saúde]”, frisou.

Primeira Edição © 2011