Inscrições para o Encceja 2018 começam na segunda

14/04/2018 09:37

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

Pessoas que abandonaram seus estudos têm uma nova chance de retomar a escolaridade: as inscrições para a edição 2018 do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) começam na segunda-feira (16) e seguem até o dia 27 de abril. O exame é destinado aos jovens e adultos que querem obter certificação de conclusão do ensino fundamental ou médio.

Para se inscrever basta acessar o site do programa http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/inicial. A aplicação nacional do exame acontece no dia 5 de agosto, enquanto o Encceja Exterior ocorre em 16 de setembro. No caso de pessoas privadas de liberdade, as provas acontecem nacionalmente nos dias 18 e 19 de setembro e, no exterior, de 17 a 21 do mesmo mês.

Quem solicitar certificação de conclusão do ensino fundamental precisa ter 15 anos completos na data de realização do exame. Já para a certificação de conclusão do ensino médio é preciso ter 18 anos completos. Para pessoas que desejam utilizar nome social, as solicitações serão recebidas entre 30 de abril e 4 de maio. 

Encceja 2017

Os aprovados no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2017 poderão solicitar, a partir desse ano, a isenção na taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 até o dia 15 de abril (domingo). A taxa de inscrição do Enem 2018 custa R$82.

O pedido deve ser feito pelo site https://enem.inep.gov.br/. É preciso ter participado do Encceja 2017 na modalidade do ensino médio e obtido a nota mínima que permita certificação na área de conhecimento em que se inscreveu.

Certificação

Para ser considerado aprovado e poder solicitar a emissão do certificado, o candidato deve atingir pelo menos 100 pontos em cada uma das quatro áreas do conhecimento e a nota mínima exigida na redação. Já os participantes que não obtiverem nota suficiente em alguma área do conhecimento poderão receber o certificado parcial de proficiência.

Os resultados do Encceja 2017 para certificação do ensino médio e fundamental já foram divulgados. Participantes podem requerer o certificado tanto nas Gerências Regionais de Educação (Geres), localizadas no interior do Estado, como na Seduc, em Maceió, cujo atendimento acontece na sala 13 da Escola Estadual José Correia da Silva Titara, no Cepa. Na ocasião, eles devem estar munidos dos originais e cópias da identidade e CPF bem como do boletim de desempenho.

Primeira Edição © 2011