Grêmio bate o Cruzeiro no Mineirão em largada no Brasileiro

14/04/2018 19:07

A- A+

Globo.com

compartilhar:

A tabela do Brasileirão reservou logo de cara, em seu jogo de abertura, o embate entre dois de seus principais postulantes ao título, Cruzeiro e Grêmio, numa oportunidade e tanto para apresentar suas credenciais pela taça. E as duas equipes travaram um duelo à altura do peso da partida, neste sábado, no Mineirão, com predominância para os gremistas. Com uma atuação ao seu estilo costumeiro que rendeu o tri da América em 2017, o Tricolor controlou o jogo até fazer 1 a 0 com o estreante André, já no segundo tempo. E soube sofrer até o fim, após a expulsão de Kannemann, para largar com três pontos no Nacional.

Cruzeiro e Grêmio travaram um primeiro tempo digno de dois fortes postulantes ao título. Nem tanto pelo futebol apresentado, é verdade. Mas pelas estratégias adotadas, de muita cautela. Mesmo fora de casa, o Tricolor teve amplo domínio da posse de bola (67%) contra um rival disposto a fechar espaços em frente à área para explorar os contra-ataques. Foram 45 minutos de muitas trocas de passes – em especial dos gremistas – na região central do gramado e nenhuma chance clara de gol. A Raposa tentou ameaçar, sem efeito, em cruzamentos e escanteios pela direita e em finalizações de longa distância. Os visitantes apostaram na velocidade de Everton, bem contida por Dedé e Léo.

Mano Menezes aproveitou o intervalo para promover a entrada de Sassá na vaga de rafael Sobis. Mas a principal alteração para a segunda etapa se materializou em posturas mais agressivas das duas equipes em um duelo bem mais franco e vertical. Em especial, após o gol do Grêmio, anotado por André, aos 8, após bela jogada de Ramiro pela direita.

A partir daí, as propostas se inverteram: o Cruzeiro passou a ficar mais com a bola, obstinado a buscar o empate, contra um rival disposto a explorar os contra-ataques. Thiago Neves ameaçou em chute da pequena área e obrigou Marcelo Grohe a grande defesa. Depois, foi a vez de Everton testar Fábio em arremate de fora da área. A pressão cruzeirense cresceu nos 15 minutos finais, após a expulsão de Kannemann, por falta dura em Arrascaeta. Mas o Tricolor soube se defender para arrancar com três pontos.

Primeira Edição © 2011