Mais de 500 cisternas beneficiam moradores

Entrega aconteceu durante o Governo Presente

06/04/2018 14:26

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

Na comunidade Vila Aparecida, no município de Arapiraca, famílias de pequenos produtores rurais foram contempladas com a entrega de cisternas de tecnologias de primeira e segunda água. A ação foi coordenada pelo secretário da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Antônio Santiago, na abertura da 9ª edição do Governo Presente. A parceria entre o governo de Alagoas e o ministério do Desenvolvimento Social, possibilitou os investimentos de R$ 3,7 milhões na execução do Programa e na construção de 504 cisternas no município de Arapiraca.

Como assegura o secretário de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Antônio Santiago, a construção de cisternas de tecnologias de primeira e segunda água é uma ação estratégica para a região do Agreste e do Semiárido, possibilitando às famílias dos pequenos produtores rurais acesso à água de qualidade. "Além de ser uma tecnologia de eficiência comprovada, as cisternas estão sendo utilizadas para o armazenamento de água, produção de hortaliças e para o consumo das famílias e também dos animais", atesta Antônio Santiago. 

Dona Lizete Firmino, moradora da Vila Aparecida há 30 anos, garante que a cisterna construída em sua casa é motivo de alegria para a família, pela sua utilidade no dia a dia. "Como água é muito difícil na região, a cisterna só traz benefícios para as atividades da casa e também para o cultivo de hortaliças".

Luiz Alves dos Santos, também residente na zona rural de Arapiraca, afirma que a cisterna além de captar água das chuvas durante o inverno, vai agregar valor no trabalho das lavouras. "Vai melhorar ainda mais a vida de nossa família que sempre sofre com o período de seca", comemora Luiz.

O programa, executado pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri), tem facilitado o acesso a água para consumo próprio e produção de alimentos por meio de tecnologias simples e de baixo custo. Nos últimos três anos foram construídas mais de quatro mil cisternas de primeira e segunda água, contemplando os municípios de Coité do Nóia, Taquarana, Palmeira dos Índios, Inhapi, Água Branca, Pariconha, Igaci, Craíbas, Piranhas, Olho D’Água do Casado, Girau do Ponciano, Traipu, Estrela de Alagoas e Delmiro Gouveia.

Primeira Edição © 2011