Empreendedorismo com jovens é debatido

23/03/2018 16:07

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

“O que me move?”, “Qual o primeiro passo para construir minha empresa?” e “Como obter sucesso no meu negócio?”. Provavelmente, quem deseja se tornar um empreendedor já fez ao menos um desses questionamentos. Na quinta-feira (22), quem refletiu sobre as perguntas foram centenas de estudantes do ensino médio e universitários interessados em empreendedorismo, durante o projeto Idealize, realizado no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá.

Com mais de 800 inscritos, o evento trabalhou com os jovens o estímulo ao espírito empreendedor. Para isso, foram realizadas palestras com convidados especiais, sorteio de cursos profissionalizantes, exposição de miniempresas e workshops simultâneos de marketing, linha de crédito, coaching e finanças.

Um dos cases apresentado foi  ‘O sucesso da maionese’, com o proprietário do Sanduba do Careca, Thiago Careca. Para o empresário, foco, bom humor, qualidade, humildade e perseverança são adjetivos fundamentais para quem deseja empreender.

“É importante oferecer qualidade ao cliente, ter um ambiente diferenciado e valorizar também o funcionário. O ideal é que, quando você ganha dinheiro com seu empreendimento deve investir nele primeiro, depois em realizações pessoais”, compartilhou Thiago Careca, que começou com apenas uma pequena lanchonete e um delivery de bicicleta e, hoje, possui inúmeras franquias espalhadas pelo Brasil, além de estar planejando abrir um ponto em Miami.

Em seguida, o empreendedor e repórter Fernando Peron contou um pouco da sua história de vida, ressaltando com humor a importância de persistir. “Todos os sonhos que eu dizia ter na infância, sempre ouvia alguém dizer que eu não chegaria a lugar nenhum, mas eu insisti", enfatizou o humorista, que também é proprietário do boteco Lugar Nenhum.

Cultura empreendedora 

O estudante do 1° ano da Escola Estadual Anais de Lima, Vinícius Alves, 16 anos, participou do workshop ‘Coaching: Autoconhecimento e Carreira’, com Uliana Ferreira. Na opinião de Vinícius, o Idealize ampliou sua visão sobre empreendedorismo. “É muito massa conhecer histórias como a do Careca. Motiva a gente a, quem sabe, no futuro, montar um negócio”, afirmou o estudante.

Já para a aluna do ensino médio, Jenifer Araújo, 16 anos, que tem em mente abrir um negócio, o Idelize foi uma oportunidade para conhecer exemplos, pegar dicas e se inspirar. “Estou planejando abrir uma lanchonete, por isso achei interessante participar e conhecer mais sobre o assunto”, afirmou a aluna.

Para o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito, promover a cultura empreendedora entre a juventude é extremamente importante para o desenvolvimento socioeconômico de Alagoas.

“O empreendedorismo é uma importante saída para o desemprego, porque você passa de desempregado para ser um agente de mercado, que pode até gerar oportunidades para outras pessoas”, pontuou Rafael Brito, no encerramento do Idealize.

Primeira Edição © 2011