Prefeitura iniciará reflorestamento no antigo lixão de Maceió

01/03/2018 14:06

A- A+

Lucas Alcântara/ Ascom Semds

compartilhar:

Desativado em 2010, o antigo lixão de Maceió terá a área reflorestada. No local, que por mais de 40 anos abrigou os resíduos sólidos produzidos na capital, a Prefeitura realizará o plantio de árvores de grande porte, a exemplo de Ipês, Eucalipto e Pau-Brasil, trabalho que marca a primeira etapa da recuperação ambiental do espaço situado no bairro de Cruz das Almas. A ação está sendo coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds) e acontece a partir das 9h desta sexta-feira (02), com a participação de moradores do entorno, que farão o plantio inicial de aproximadamente 500 mudas.

“Trata-se de um grande trabalho que iniciaremos para a recuperação ambiental de um local onde, por décadas, só se via lixo, grande movimentação de caminhões e crianças trabalhando. O lixão foi desativado em 2010, com a criação do Aterro Sanitário, e de lá para cá o espaço permaneceu em monitoramento. Agora será realizado o plantio de árvores para que, em um futuro próximo, possamos ter uma grande área verde frequentada pela população, já que de lá do alto a vista de Maceió é privilegiada”, disse o titular da Semds, Gustavo Acioli Torres.

Gustavo Acioli Torres, secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável. Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió

Gustavo Acioli Torres, secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável. Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió

Torres acrescentou que, para a ação, foram mobilizadas as cooperativas de catadores com sedes próximas à região, além dos moradores e crianças de escolas municipais. “Quando a comunidade está envolvida, o êxito da ação é muito maior, conseguimos incentivar o cuidado com a cidade a partir do sentimento de pertencimento, de atenção com o que é nosso. A responsabilidade com o meio ambiente é de todos, do poder público e da população, e é isso que buscamos: desenvolver uma cidade melhor para todos de forma conjunta”, completa o secretário.

Além de se tratar de um trabalho de educação ambiental por envolver a população na recuperação do espaço, o secretário ressaltou os benefícios ambientais gerados a partir do plantio. Segundo ele, a arborização colabora com a preservação e a recuperação dos ecossistemas degradados, controla a erosão do solo e previne deslizamentos de terra, force abrigo e alimentação para os animais, retém os poluentes da atmosfera, reduz o processo de aquecimento global, ajuda a controlar a temperatura, alem contemplar o embelezamento da paisagem e reduzir a poluição acústica da cidade.

Crianças e moradores da região devem colaborar com a ação. Foto: Marco Antônio/ arquivo Secom Maceió

Crianças e moradores da região devem colaborar com a ação. Foto: Marco Antônio/ arquivo Secom Maceió

Para o plantio, a equipe de parques e jardins da Semds tem realizado, desde a última semana, a preparação com compostagem para fortalecimento do solo, contando com o apoio de equipes da Superintendência Municipal de Limpeza Urbana (Slum). As mudas que serão plantadas no local foram cultivadas no Viveiro do Parque Municipal de Maceió, onde o maceioense também pode retirar exemplares nativos da Mata Atlântica para plantar no bairro em que vive.

Revitalização de mirante

A área do antigo lixão fica situada em um terreno elevado, com uma vista ampla do litoral de Maceió. Lá, um mirante foi estruturado após a desativação do local, mas, pela ação de vândalos, foi degradado. Para melhorar o espaço, a Semds também vai revitalizar a estrutura, trabalho planejado para a segunda etapa do plantio.

“A recuperação do local será gradativa, com um número crescente de plantio de árvores, e seguiremos o trabalho levando cada vez mais melhorias à região. Todo o levantamento já foi realizado, um projeto de revitalização foi elaborado e, logo em breve, vamos fazer a substituição dos materiais danificados. A ideia é deixar a região própria à visitação, inclusive com a instalação de equipamentos de lazer que possam ser utilizados durante a visita ao local. Sem dúvidas é uma região privilegiada, com uma das vistas mais bonitas de nossa cidade”, explicou Gustavo Acioli Torres.

Sobre as próximas etapas, o secretário acrescentou que, após o plantio desta sexta-feira (02), o planejamento das ações segue na segunda quinzena do mês de março com a ampliação da arborização e o melhorias na infraestrutura.

 

Primeira Edição © 2011