Justiça alemã abre caminho para restrições de carros a diesel antigos

27/02/2018 12:57

A- A+

AFP

compartilhar:

A justiça alemã considerou nesta terça-feira legais as restrições de circulação de veículos a diesel nas cidades, sob certas condições, o que abre o caminho para a adoção no país de uma medida que é objeto de grande debate.

A decisão, da Corte Administrativa Federal de Leipzig, será aplicada diretamente nas cidades de Stuttgart e Dusseldorf, que poderão adotar a medida, mas também pode ser ampliada a outras cidades que superam os limites autorizads de poluição do ar.

A sentença prevê prazos de aplicação, exceções para certas profissões e uma implementação progressiva das medidas. Em Stuttgart, por exemplo, não podem entrar em vigor antes de setembro de 2019 para os automóveis a diesel de norma Euro 5, comercializados até 2015.

"É um grande dia para o ar puro", afirmou Jürgen Resch, diretor da Deutsche Umwelthilfe (DUH), associação de proteção ao meio-ambiente, que apresentou a ação para obrigar as autoridades a endurecer o combate contra a poluição.

Os proprietários de carros a diesel mais antigos, ou seja, que não correspondem à norma Euro 6, "não podem mais ter certeza de circular a qualquer momento nas cidades, 365 dias por ano", afirmou a associação EY.

De acordo com os cálculos da EY, mais de 10 milhões de veículos que circulam na Alemanha podem ser afetados.

Primeira Edição © 2011