Reforma vai fomentar sustentabilidade em escola

Obras na Escola Estadual Maria Ivone foram acompanhadas pela comunidade

21/01/2018 11:05

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

Os alunos da Escola Estadual de Ensino Integral Maria Ivone, no Conjunto Inocoop, aproveitaram o seu recesso escolar de maneira diferente: na semana passada, eles foram visitar e conhecer detalhes da reforma que vai potencializar ainda mais as ações do ensino integral na região. Mães e pais também fizeram questão de ver de perto as obras.

Em uma visita guiada pela diretora-geral Juliana Menezes, eles puderam conhecer as melhorias que a escola vai receber: nova pintura, retelhamento, salas melhor refrigeradas, novas bancadas para os laboratórios e a construção de uma quadra de esportes, dentre outras ações.

“Esta reforma será transformadora e vai propiciar o desenvolvimento de mais ações de incentivo à sustentabilidade. Nossa ideia é que, após a reforma, nós possamos armazenar a água dos novos aparelhos de ar condicionado que serão instalados nas 14 salas de aula bem como as águas pluviais”, adianta Juliana.

Ensino integral 

Etiene de Araujo e sua filha Heloisa Maria Araujo da Silva acompanharam a visita às obras da escola e aprovaram a iniciativa. Etiene, além de mãe de aluna, trabalha na unidade de ensino e diz que a reforma era esperada há muito tempo pela comunidade escolar. “Esta reforma é a melhor coisa que poderia ter acontecido a nossa escola”, afirma.

Sua filha Heloisa, que estuda na instituição desde o 6a ano, vai ser inserida no regime de ensino integral, já que, este ano, vai cursar a 1a série do ensino médio. Uma sistemática da qual Etiene é entusiasta. “Falo não só como alguém que conhece o dia a dia da escola, mas também como mãe. Ter ela estudando os dois horários me deixa tranquila, pois ela vai aprender mais e não estará exposta a influências ruins”, declara.

Heloisa não vê a hora de começar os estudos. “Desde o ano passado, quando estava no 9º ano, via as atividades que eram desenvolvidas com alunos do integral como as eletivas e clubes juvenis. Tinha muita vontade de fazer parte de tudo aquilo e, agora, chegou a minha vez”, fala Heloisa.

Atualmente, a Escola Maria Ivone conta com sete disciplinas eletivas, mas, para 2018, a meta é aumentar essa oferta para 10 ou 12 eletivas. Nas disciplinas eletivas, os alunos têm acesso a diversos conteúdos que enriquecem o seu aprendizado.

“Também contamos com clubes juvenis que estimulam o protagonismo juvenil, visto que todas as ações são empreendidas pelo próprio estudante. Dentre estes, estão os clubes de xadrez, taekwondo, boxe chinês, música. Para esse ano, já temos em vista novos clubes, como violão e artesanato”, revela a diretora Juliana Menezes.

Primeira Edição © 2011