Meninos da Unidade Acolher cultivam horta

21/01/2018 11:19

A- A+

Semas

compartilhar:

Nas unidades de Acolhimento Institucional da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) a garotada tem uma rotina como a de qualquer criança e adolescente com hora de fazer refeições, dormir, acordar, estudar e se divertir. Nesses equipamentos sociais há um ambiente seguro que favorece o crescimento e desenvolvimento saudável de meninos e meninos,  que por algum motivo, tiveram que ser afastadas do vínculo familiar.

Há dois meses e meio, profissionais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds) plantaram uma horta na Unidade de acolhimento para meninos Acolher. Agora eles já estão colhendo hortaliças sem agrotóxico do próprio quintal. No espaço há mudas de coentro, alface, repolho, tomate, pimentão, berinjela e salsa.

Mas para colher, os meninos tiveram que aprender a  cuidar muito bem  da horta. Um dos adolescentes responsáveis é Julio Silva (nome fictício para proteger a integridade do jovem), de 15 anos. “Eu molho as plantas duas vezes ao dia. Vejo se tem algum inseto ou se tem folhas soltas. Eu cuido e ensino também meus colegas a cuidarem bem da horta.  Ajudei até a construir uma pequena horta em garrafas de plástico”, explicou o menino.

Segundo a assistente  social do abrigo, Danielly Silvestre, Julio é um adolescente muito organizado e ainda tem espírito de liderança. “Ele tem prazer em plantar e compartilhar. Dá gosto de ver o cuidado que ele tem com a horta. Sempre que vem um visitante aqui, ele presenteia com alguma hortaliça”, contou.

Para a secretária municipal de Assistência Social, Celiany Rocha, o interessante é que agora os meninos podem contribuir para uma alimentação mais saudável. “O cuidado deles com horta trará benefícios para todos. Além de que é uma ótima forma de ocupar o tempo com algo importante”, ressaltou.

As unidades de acolhimento da Semas que atendem crianças e adolescentes são a Unidade de Adoção Rubens Colaço (crianças de 0 a 7 anos), a Casa de Passagem Luzinete Soares de Almeida (crianças e adolescentes de 7 a 17 anos), a Unidade de Acolhimento Institucional Acolher (crianças e adolescentes de 7 a 17 anos) e a Casa Lar, que recebe grupos de irmãos biológicos de ambos os sexos de 8 a 18 anos.

Primeira Edição © 2011