Motorista que causou acidente estava com carteira cassada

A suspeita é que ele tenha sofrido um ataque epilético e um esmaio enquanto dirigia

19/01/2018 11:45

A- A+

Estadão

compartilhar:


© Foto: Uanderson Fernandes/Ag. O Globo

O motorista Antonio de Almeida Anaquim, 41, que dirigia o carro que atropelou 17 pessoas - entre elas um bebê, que morreu - na noite desta quinta-feira, 18, na orla de Copacabana, está com a sua Carteira Nacional de Habilitação suspensa desde maio de 2014. A informação foi divulgada pelo Detran-RJ, que não informou o motivo da suspensão. Segundo o órgão, no entanto, Anaquim não cumpriu com a exigência de devolução da CNH para realização de curso de reciclagem.

O Detran também informou que, por cometer um crime de trânsito ao dirigir com a carteira suspensa, o motorista terá sua documentação cassada, "como determina a legislação federal de trânsito". "Neste caso, o Detran esclarece que cumpriu com todo o trâmite do Código Brasileiro de Trânsito. O Detran-RJ, assim como toda a sociedade carioca, se solidariza com as vítimas deste acidente", informou.

O laudo do Instituto Médico Legal (IML) da Polícia Civil deu resultado negativo para o teste de alcoolemia do motorista. Além de deixar um bebê morto, o incidente resultou em ferimentos em pelo menos 17 pessoas.

Segundo testemunhas, Anaquim teria perdido o controle de seu carro, por volta das 20h30, na altura da Rua Figueiredo de Magalhães. O automóvel invadiu a calçada e a areia. Ele afirmou à Polícia Civil ser epilético e ter sofrido um desmaio enquanto dirigia. Testemunhas também contaram que, ao descer do veículo, Anaquim estava “meio parado” e “não esboçava reação”.

Segundo os PMs, dentro do carro de Anaquim havia medicamentos para epilepsia. Após prestar depoimento, ele foi levado ao Instituto Médico-Legal (IML) para realizar exames de saúde que poderiam comprovar problema médico. Pessoas epiléticas podem dirigir automóveis, desde que comprovem não sofrer crises frequentes.

Primeira Edição © 2011