Mais de 40 instituições ganharam vida nova com trabalhos dos reeducandos

15/01/2018 17:05

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

Ambientes mais limpos, prédios conservados e espaços públicos revitalizados: esse é o resultado do trabalho desenvolvido pelos reeducandos do projeto “Uma Nova História”. Criado pelo setor de Reintegração Social da Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) nesta gestão, a iniciativa muda a vida de dezenas de famílias dos reeducandos e economia para o Estado, já que reduz os custos com mão de obra.

O nome do projeto é consequência das ações nele desenvolvidas, pois através da restauração, limpeza e manutenção é dada uma nova vida ao ambiente, melhorada a qualidade de vida da comunidade que utiliza o espaço e, principalmente, a reinserção dos reeducandos ao convívio social com dignidade.

A chefe de Reintegração Social da Seris, agente penitenciária Shirley Araújo, explica que a iniciativa quebra preconceitos. “Com o projeto queremos mostrar que é possível reconstruir, tanto para o reeducando que inicia uma nova fase de sua vida prestando um trabalho digno, como para comunidade que tem seu espaço revitalizado”, disse.

A gestora enaltece o trabalho da equipe da Reintegração Social para ter resultados satisfatórios. “A recepção é maravilhosa, o pessoal gosta bastante dos trabalhos e, normalmente, nos procuram novamente. Neste sentido, a atuação dos servidores que fiscalizam e monitoram as ações é fundamental para que os apenados desenvolvam um trabalho rápido e eficiente”, completa.

Uma Nova História

Em 2017, o projeto beneficiou inúmeras instituições. Ao todo, 41 entidades foram contempladas, sendo 21 municípios, 12 órgãos públicos, quatro instituições sem fins lucrativos e quatro grotas.

 “Acompanhamos a evolução profissional dos envolvidos, o comportamento individual, familiar e social, pois realizamos o acompanhamento psicossocial. Desde o início do projeto não tivemos retorno de reeducandos ao presídio por novo delito, ou seja, a reincidência cai quando há oportunidades de trabalho e renda”, explicou a gestora.

Qualquer órgão pode solicitar o serviço da equipe do Projeto Uma Nova História, mediante ofício endereçado ao Secretário de Estado de Ressocialização e Inclusão Social no endereço Rua 10 de novembro, 256 – Farol, Maceió/AL.

Primeira Edição © 2011