Lei Seca Alagoas participa de operação simultânea em todo país

Ao todo, 35 condutores foram retirados de circulação por estarem conduzindo veículos automotores sob a influência de álcool

15/01/2018 12:37

A- A+

Ascom Detran/AL

compartilhar:

O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL), por meio da equipe Lei Seca, participou no sábado (13) de uma grande operação que aconteceu de forma simultânea em todo Brasil, com o intuito de coibir a mistura de álcool e direção. A ação contou com o apoio da equipe de inteligência da autarquia, que contribuiu com mais agilidade e segurança nas abordagens.

Ao todo, 17 estados participaram da fiscalização simultânea coordenada pelo Fórum Permanente das Operações Lei Seca, composta por Alagoas em conjunto com o Rio de Janeiro, Maranhão, Pará, Rio Grande do Sul e Distrito Federal. A mobilização também teve o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

De acordo com dados fornecidos pela coordenação da operação Lei Seca Alagoas, durante a fiscalização, que aconteceu nos bairros do Farol e Pontal da Barra com término na madrugada deste domingo (14), 35 condutores foram autuados e retirados de circulação por estarem conduzindo veículos automotores sob a influência de álcool e quatro pessoas foram presas em flagrante.

 

 
 

Durante a operação, 669 veículos foram abordados e seus condutores revistados, 701 pessoas foram submetidas ao teste de alcoolemia, 25 condutores fizeram a recusa ao etilômetro e seis medidas administrativas foram registradas.

Para o coordenador da Operação Lei Seca do Estado Alagoas, tenente Emanuel Costa, essa grande ação repetiu o sucesso da mobilização realizada no ano anterior e mais uma vez chamou a atenção da sociedade brasileira sobre os riscos de beber e dirigir, contribuindo para a redução das perdas irreparáveis que decorrem dos acidentes de trânsito consequentes dessa mistura.

“Promovemos essa grande operação para mostrar força e que estamos unidos no combate à violência no trânsito no tocante à alcoolemia. Precisamos trabalhar cada vez mais de forma integrada e essa é a segunda ação de maneira conjunta com todos os estados do Brasil buscando o mesmo propósito: a preservação de vidas” completou o coordenador.  

Além de infrações referentes à Lei Seca, 13 pessoas inabilitadas foram abordadas conduzindo veículos, 99 infrações foram lavradas por motivos diversos e 24 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) foram recolhidas.

 

 
 

O Detran/AL reforça que foi publicada no dia 20 de dezembro a lei que aumenta pena contra motorista que dirigir alcoolizado ou sob o efeito de qualquer outra substância psicoativa. A pena passa a ser de reclusão de 5 a 8 anos, além da suspensão ou proibição do direito de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo.

Balanço nacional

No total foram abordados 10.993 motoristas nas 17 regiões do Brasil. Deste total, 1.037 motoristas com sinais de embriaguez foram tirados das ruas. Com um efetivo de 1.936 agentes, entre PMs, PRFs e agentes de trânsito espalhados pelo Brasil, foram realizados 9.522 testes com o etilômetro e lavrados 823 autos de infração.

Ao todo, foram recolhidas 1.610 documentações (CNH e CRLV), 626 veículos foram removidos para depósito e 214 prisões efetuadas. As blitze foram feitas em ruas e avenidas de pontos estratégicos em todo o país. As rodovias federais tiveram operações planejadas pela PRF.

 

 

 

Primeira Edição © 2011