Ave mais velha do mundo será mãe aos 67 anos

11/01/2018 12:51

A- A+

Superinteressante

compartilhar:

Esta simpática ave chama-se Wisdom (sabedoria em inglês) mas poderia muito bem atender por Longevity (longevidade). O motivo é simples: ela já ultrapassou a expectativa de vida da sua espécie, a albatroz-de-laysan, em no mínimo 17 anos. E mais: mesmo sendo tão velha, ela continua botando ovos.

A primeira identificação de Wisdom aconteceu em 1956, pelo ornitólogo Chandler Robbins que, na época, estimou que a ave teria seis anos. Ainda assim, a idade não é exata, já que não existe uma maneira infalível de descobrir a idade de um pássaro – a não ser que ele seja muito jovem.

Além de desafiar a expectativa de vida de sua espécie, Wisdom também deu um verdadeiro ghosting em seus observadores: ela só reapareceu em 2002 – e, desde então, tem feito aparições frequentes.

Todo ano, a futura mamãe retorna ao Monumento Nacional Marinho Papahānaumokuākea (tente falar isso três vezes seguidas, bem rápido) com mais outros milhões de albatrozes – e, desde 2006, ela tem chocado um novo filhote. Ainda que os pássaros não passem por menopausa – humanos e orcas são as duas únicas espécies com esta peculiaridade -, o acontecimento continua surpreendendo especialistas. “Não há precedentes de um pássaro com uma idade tão avançada que ainda esteja reproduzindo”, afirmou Kate Toniolo, que trabalha no monumento que serve de lar para Wisdom, à National Geographic.

Parabéns (de novo), mamãe!

Primeira Edição © 2011