Cocadeiras da Massagueira elegem diretoria e formam associação

Até a formação do grupo, as microempresárias foram capacitadas e formalizadas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, em parceria com o SEBRAE

10/01/2018 11:35

A- A+

Secom Marechal Deodoro

compartilhar:

Após incentivo da Prefeitura de Marechal Deodoro, as cocadeiras deodorenses elegeram a diretoria da nova associação, nesta segunda-feira (08), no povoado da Massagueira. Até a formação do grupo, as microempresárias foram capacitadas e formalizadas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, em parceria com o SEBRAE.

A eleição foi mais uma iniciativa de uma série de ações em que a Prefeitura de Marechal Deodoro, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, vem desenvolvendo junto as cocadeiras. Em um pleito rápido e tranquilo, as cocadeiras deram início a última fase do processão de criação da associação: a eleição da diretoria e formação do estatuto.

A diretoria eleita é formada pela presidente, Zuleide Araújo Silva; a vice-presidente, Jane dos Santos Silva; a tesoureira, Rosilene Rocha Pinheiro; e a secretária, Adriana Monteiro de Araújo, além de seis conselheiros fiscais.

“Para gente foi muito importante. Foi ótimo. Mas graças a Deus está dando tudo certo. Queremos agradecer ao apoio da Prefeitura de Marechal, do SEBRAE, por todo incentivo e apoio. Estamos encontrando algumas resistências, mas com força de vontade vamos crescer ainda mais”, expôs Zuleide, presidente recém-eleita.

Na ocasião, também foi formalizado o Estatuto da Associação dos Produtores de Cocadas e Derivados da Massagueira, que especifica como uma das finalidades “Alcançar a sustentabilidade da COCADAS DA MASSAGUEIRA através da comercialização de seus produtos em geral e da prestação de serviços específicos no segmento de culinária”.

FORMALIZAÇÃO E CAPACITAÇÕES

De início, com foco nas potencialidades do comércio e produtos característicos da cidade de Marechal Deodoro, foi incentivado a formalização das cocadeiras como microempreendedoras, garantindo diversos benefícios às cadastradas, como a busca por estímulos para o fomento do comércio, recolhimento do INSS, poder de compra como pessoa jurídica e negociar preço na hora da compra de produtos.

Após a mobilização do grupo, foi realizado um plano de capacitação. Temas como “Vantagens da Formalização”; “Produzir Alimento Seguro”; “Formar Preço”; “Acesso ao crédito para empreendedores de Marechal”; “Sei Controlar Meu Dinheiro” e “Consultoria de Planejamento e Associativismo” agregaram ainda mais o conhecimento e investimentos da categoria em seu mercado.

O coordenador de ações da Secretaria de Desenvolvimento Economia, Diogo Jucá, explicou o novo objetivo da Prefeitura junto as novas associadas e ainda do trabalho em que o poder público vem realizando junto a categoria.

 “Vamos trabalhar agora um projeto de aproxima-las aos processos licitatórios, para que elas possam participar quando surgir oportunidades. Durante todo o ano acompanhamos todas elas [as cocadeiras], desde a formalização, até a criação da Associação. Agora, com a diretoria eleita, o próximo passo é registrar em cartório a chapa vencedora”, afirmou.

galeria de fotos seta

Primeira Edição © 2011