Ocupação hoteleira chega a mais de 90% neste feriadão em Alagoas

Em comemoração à Nossa Senhora da Conceição, cinco capitais do Nordeste paralisam as atividades e fomentam turismo regional

05/12/2017 11:04

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

Levantamento feito pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) revela que a taxa média de ocupação hoteleira chegará a 95% para todo o Estado no feriadão que se inicia na próxima sexta-feira, 8 de dezembro. A data é feriado municipal em cinco capitais do Nordeste em comemoração ao Dia de Nossa Senhora da Conceição, padroeira dessas cidades. As atividades comerciais e administrativas são suspensas em Maceió, Recife, Aracaju, Salvador e Teresina. Em função disso, mais turistas circulam por Alagoas. 

Estes feriadões regionais fomentam a circulação de turistas entre a região Nordeste, impactando no chamado turismo regional. No município de Piranhas, no Sertão alagoano, por exemplo, a média de ocupação hoteleira chega próximo a 100% neste período.

“Esses feriadões regionais influenciam diretamente na atividade turística. O pernambucano, por exemplo, responde a 48% do nosso fluxo. O baiano também recentemente descobriu nosso destino e tem vindo com cada vez mais frequência. Nós ganhamos por estarmos relativamente próximo a essas capitais, com boas estradas nos ligando a essas grandes cidades”, explica o secretário de Cultura e Turismo de Piranhas, Jairo Oliveira.

 


Na capital e na região Norte do Estado, o índice médio de ocupação já é um reflexo dos bons números da alta temporada 2017/2018 em Alagoas, já que nestes destinos, além do turismo regional, há uma demanda significativa de veranistas de férias vindos de outras regiões do país.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito, explica que estes índices são frutos de intenso trabalho da pasta em promover, divulgar e fortalecer os destinos turísticos de Alagoas.


“A cada novo feriadão acumulamos novos bons índices de ocupação e fluxo de turistas. Isso é resultado de um trabalho para fortalecimento de nossos produtos turísticos de Norte a Sul, do Litoral ao Sertão alagoano. Além da divulgação, promoção do destino e da capacitação de agentes de viagem a nível internacional, nacional e regional. Outro fator é a participação do Estado em feiras, desde as internacionais às regionais, como a de João Pessoa, por exemplo, que fomentam a atividade turística regional. Em 2018 vamos seguir trabalhando para consolidar o turismo como uma das principais matrizes econômicas de Alagoas, gerando emprego e renda para a população”, destaca Brito.

 

 

 

Primeira Edição © 2011