Samu une-se ao Proerd no combate às drogas

Nas escolas, equipes do Samu conscientizam alunos

13/11/2017 07:45

A- A+

Primeira Edição Impresso

compartilhar:

Nas escolas, equipes do Samu conscientizam alunos e chamam a atenção para os prejuízos causados pelos trotes com uso de telefones

 

Raimundo Gomes

Especial para o PE

Fotos de Carla Cleto

 

Uma solenidade simples, na sexta-feira, dia 10, foi marcada pela formalidade de uma parceria entre dois órgãos públicos que se unem para promover ações de cidadania e de prevenção às drogas. É o projeto Samu nas Escolas e o Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência) que, de mãos dadas, vão trabalhar para ajudar crianças e adolescentes a dizerem sim à vida, e não às drogas.

Com uma equipe multidisciplinar, o Samu vai frequentemente às escolas trabalhar com a conscientização dos alunos. A ação consiste em mostrar os serviços que a equipe da unidade móvel de urgência presta quando é chamada pelo 192. Ensina aos alunos como agir em casos de engasgo, choque elétrico, queimaduras, quedas, desmaios e outros acidentes que acontecem no dia a dia.

Como a maioria dos trotes para o 192 tem como autores as crianças e adolescentes, o Samu nas Escolas, desenvolvido juntamente com a Ufal, tem por finalidade, também, mostrar os riscos dessas chamadas. Isso porque enquanto a linha do Samu está congestionada, vidas podem ser perdidas, uma vez que alguém que sofreu um acidente grave pode não conseguir o atendimento necessário.

O Proerd, um curso com duração de quatro meses em sala de aula, que tem como objetivo transmitir aos alunos uma mensagem de valorização à vida, e da importância de manter-se longe das drogas e da violência, é um programa da Polícia Militar de Alagoas. Junto com o professor, os militares trabalham visando à prevenção das drogas, onde o aluno se torna multiplicador do aprendizado.

“Ministramos informações sobre valores humanos, cidadania e drogas no contexto da realidade do habitat e elevação da autoestima do aluno. Somos escola, família e polícia, juntos, dizendo sim à vida, e não à violência”, explica a coordenadora do programa, coronel Valdenice Ferreira. Em 15 anos, o programa formou mais de 150 mil alunos e seu impacto tem sido positivo na luta a que se propõe.

Reforço

Na solenidade de formatura de 15 novos instrutores do Proerd, na sexta-feira, no auditório do Palácio República dos Palmares, o programa ganhou mais um reforço com a presença do secretário de Estado da Saúde, Christian Teixeira, que compareceu à cerimônia para assinar, pelo Samu, o protocolo com o programa. A ideia da parceria foi proposta pelo próprio gestor da saúde estadual.

O secretário enalteceu chamando de “brilhante e reconhecido” o trabalho desenvolvido pelo Proard na luta contra as drogas e na formação do caráter de milhares de alunos da rede pública e particular que já fizeram o curso do programa. “Tenho uma admiração enorme por esses homens e mulheres que abraçam a missão de proteger a sociedade alagoana”, disse Christian.

O supervisor do Samu, Dárbio Alvim, reforçou que o Proerd tem agora o Samu nas Escolas como parte efetiva de suas ações. “A iniciativa premiada do nosso projeto, em parceria com instituições de ensino superior, fará parte do trabalho de cidadania e de prevenção às drogas nas escolas, desenvolvido por todos que fazem esse programa da Polícia Militar de Alagoas”, concluiu o supervisor.

 

Primeira Edição © 2011