Sabe o que é fumar 50 cigarros num dia? É respirar em Nova Déli

10/11/2017 07:59

A- A+

Exame

compartilhar:

poluição do ar atingiu níveis calamitosos esta semana em Nova Déli, capital da Índia. Várias partes da cidade de 20 milhões de habitantes foram “engolidas” por uma espessa camada de fumaça e névoa resultante da combinação das emissões de transporte, poluição industrial e fuligem da queima de culturas em áreas agrícolas próximas. A situação é agravada pelo clima mais frio nesta época do ano.

O Índice de Qualidade do Ar atingiu a média de 460 microgramas de partículas ultrafinas (PM2,5) por metro cúbico em uma escala onde o nível máximo é 500. Acima de 300 significa que a qualidade do ar está “muito insalubre”, com potenciais efeitos àsaúdeda população, especialmente a de grupos sensíveis, como crianças, idosos e pessoas com distúrbios respiratórios.

As PM2,5 são as menores e mais prejudiciais partículas de poluição. Imperceptíveis a olho nu, elas não encontram barreiras físicas: afetam o pulmão e podem causar asmas, bronquite, alergias e outras graves doenças cardiorrespiratórias. 

India-poluicao2: Pessoas se exercitam em um parque em Nova Déli em uma manhã poluída
Pessoas se exercitam em um parque em Nova Déli em uma manhã poluída

Na situação atual, em média, a poluição atmosférica supera em mais de 40 vezes o nível considerado seguro pela Organização Mundial da Saúde (OMS), de 10 microgramas por metro cúbico. Em algumas partes da cidade, os níveis de PM2,5 subiram para mais de 700 microgramas por metro cúbico.

Segundo a Associação Médica da Índia (IMA), respirar o ar tóxico de Nova Déli é comparável a fumar pelo menos 50 cigarros em um único dia. A entidade declarou estado de emergência e recomendou que as pessoas evitem se expor a céu aberto.


© /Reuters Para se proteger, pessoas saem às ruas com nariz e bocas cobertos.

O governo suspendeu as aulas em mais de 4 mil escolas por quase uma semana, paralisou as atividades de construção e proibiu a entrada de caminhões na cidade.

Mas qualquer solução duradoura para enfrentar as inúmeras fontes de poluição vai exigir esforço conjunto de governos estaduais e municipais para reformulação de políticas e fiscalização.

India-poluicao7

Nova Déli já é uma das cidades mais poluídas do mundo devido à emissão causada por motores a diesel, usinas a carvão e atividades industriais. Ela aparece em 11º lugar no ranking mundial de poluição atmosférica da OMS, que é liderado pela cidade de Zabol, no Irã.

Primeira Edição © 2011