Prefeitura segue com revitalização de espaços públicos

09/11/2017 16:02

A- A+

Ascom Semds

compartilhar:

A manutenção dos espaços públicos da capital é um trabalho constante que vem sendo realizado pela Prefeitura de Maceió em diversas regiões. As ações são coordenadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds), que realizou recentemente entregas de revitalizações de mirantes, viadutos e áreas de lazer. Até o final do ano, outros serviços devem ser concluídos pela pasta, criada este a partir da reforma administrativa.

Titular da Semds, Gustavo Acioli Torres explica que, entre as obras em andamento, a revitalização da Praça Senador Rui Palmeira, conhecida como Mirante Rui Palmeira, deve ser concluída até o início do mês de dezembro. Com uma vista privilegiada para a Lagoa Mundaú, o histórico local situado no bairro de Bebedouro foi inaugurado em 1978 e, após quase 40 anos de existência, está recebendo melhorias na infraestrutura.

“Este é mais um importante serviço na cidade com uma vista de um dos lugares mais bonitos de Maceió. O trabalho contempla a aplicação do piso intertravado, que é considerado um dos pisos mais ecológicos, resistentes e economicamente viável na construção civil. O piso tátil também está sendo colocado, além da construção de novos bancos e mesas para jogos de tabuleiro, melhorias na arborização, jardinagem e iluminação. Nosso objetivo é também criar um playground com material sustentável”, explicou o secretário.

Gustavo Acioli Torres ressalta ainda que, ao recuperar espaços como o Mirante Rui Palmeira, a Prefeitura devolve à população uma área para o convívio social e o lazer, beneficiando também o comércio e a segurança, já que a revitalização tende a aumentar o fluxo de pessoas que visitam o local diariamente.

“Seguimos com diversas ações deste tipo por entendermos que praças e mirantes são locais tradicionais para reunião de famílias, de crianças e idosos. Assim, evitamos a degradação pela ação de vândalos e incentivamos os moradores a cuidar daquilo que é deles, daquele espaço que estamos entregando com uma nova estrutura”, acrescentou o titular da Semds.

Outro obra em execução é a revitalização da área de lazer esportes do Conjunto Medeiros Neto, no bairro Santa Amélia. Lá, a Semds está concluindo a estruturação do espaço com a construção de mureta, instalação de alambrado e pintura. A partir da entrega, prevista também para o mês de dezembro, os moradores da região poderão voltar a praticar atividades esportivas, agora em um local adequado e com estrutura.

Centro Pesqueiro

Segundo o secretário, dezembro também será marcado pela assinatura da ordem de serviço para construção do Centro Pesqueiro do bairro Pescaria, espaço que terá a estrutura adequada para atender aos moradores que sobrevivem da atividade da pesca, além de promover a preservação ambiental na região. O projeto para a construção do equipamento foi elaborado pela Semds e vai ser executado pela construtora Marroquim Engenharia como parte de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).

“Este é um equipamento que, a partir da construção e funcionamento, movimentará a economia, trará desenvolvimento na área do turismo e também em infraestrutura. O espaço onde será construído fica às margens da AL 101 Norte e, com o Centro Pesqueiro, os moradores que sobrevivem da atividade terão uma área estruturada, com boxes para a venda de produtos, um píer e uma marina para embarcações. Além disso, a obra vai contemplar um projeto paisagístico, com arborização e jardinagem”, disse o secretário.

Serviços entregues

O ano de 2017 ainda não chegou ao fim, no entanto o secretário diz que já é possível fazer uma boa avaliação do trabalho realizado nos últimos meses. Gustavo Torres destaca que, apesar do momento de restrições financeiras em decorrência da crise nacional, a pasta tirou do papel projetos importantes para a cidade no contexto da sustentabilidade, além de ter executado revitalizações em atendimento às solicitações dos cidadãos.

O secretário destaca, entre as ações sustentáveis, o lançamento das hortas e pomares urbanos, a intervenção na Grota da Moenda, o lançamento do projeto Planta Maceió e a criação dos dois parques infantis sustentáveis. Gustavo Torres também cita a intervenção artística que revitalizou o Mirante de Santa Terezinha, no Farol, a revitalização das arenas de lazer e esportes do Fernão Velho e Eustáquio Gomes, além das melhorias realizadas nas praças do Acauã, Riacho Doce, Santos Dumont e na comunidade Saúde, em Ipioca.

“O trabalho nos últimos meses foi intenso e, independente de recursos, buscamos formas criativas e sustentáveis de levar serviços e benefícios à população. Firmamos parcerias com a iniciativa privada, reformamos praças e mirantes, entregamos nova estrutura em áreas de lazer, revitalizamos cemitérios e seguimos com serviços em Maceió. Em breve faremos novas entregas e, para 2018, a expectativa é de um trabalho ainda maior em benefício ao cidadão”, concluiu o gestor.

Primeira Edição © 2011