Semana do Bebê tem posse do bebê-prefeito e atividades na orla

Atividades alertam a população sobre a importância dos cuidados com a primeira infância

06/11/2017 07:26

A- A+

Bárbara Tenório – Secom Maceió

compartilhar:

A Semana do Bebê está oficialmente aberta. O primeiro bebê maceioense, nascido neste domingo (5), na capital, recebeu a chave da cidade de forma simbólica. Filho de Joyciara Silva e Andrei Fragoso, Júlio Andriel da Silva Fragoso Neves chegou ao mundo às 4h da manhã, no Hospital Geral Santo Antônio, e agora, durante uma semana, será o bebê-prefeito de Maceió.

Em sua terceira edição, a Semana do Bebê em Maceió é uma iniciativa da Prefeitura, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para Infância e Adolescência (UNICEF). O principal objetivo é alertar a população sobre a importância dos cuidados com a primeira infância, que consiste no período entre 0 e 6 anos de idade.

Posse do bebê prefeito 2017. Foto: Max Monteiro / Secom Maceió.

Andrey Fragoso e Joyciara da Silva recebem o título de bebê-prefeito de seu filho, Júlio Andriel Foto: Max Monteiro / Secom Maceió.

“Estamos com diversas ações para lembrar importância da primeira infância no desenvolvimento das crianças. É o período onde acontece toda formação cognitiva, afetiva e motora. É o momento mais crucial. Tenho duas meninas em casa e sei como passa rápido. A gente tem que aproveitar intensamente cada momento para estar junto do filho. E é isso que a gente quer com a Semana do Bebê. A partir deste ano é lei. Temos uma lei municipal para que isso passe a ser uma política de estado, permanente”, ressaltou o prefeito Rui Palmeira.

A articuladora da Plataforma dos Centros Urbanos (PCU) em Maceió, Juliana Vergetti, destacou o papel do poder público nos cuidados com a primeira infância. “Os primeiros 1000 dias de vida são fundamentais para o vínculo com a família. Eles também são fundamentais para o cuidado integral, que envolve saúde, educação e toda rede de proteção. Então o bebê-prefeito simboliza que a criança é prioridade absoluta, que o bebê é prioridade inclusive para todos nós que compomos o poder público”, pontuou.

Prefeito participa da abertura da III Semana do Bebê. Foto: Max Monteiro/ Secom Maceió

Prefeito participa da abertura da III Semana do Bebê.
Foto: Max Monteiro/ Secom Maceió

As maternidades da capital recebem orientações sobre boas práticas, como informa a coordenadora municipal de saúde da mulher e da Rede Cegonha da capital, Suzângela Mendonça. “Prezamos pelo parto normal, humanizado e pela amamentação, seguindo as recomendações da própria Organização Mundial de Saúde. A Rede Cegonha é uma proposta do Ministério da Saúde, estratégia utilizada e implantada em Maceió desde 2012. Inclusive temos uma Portaria da Prefeitura que prioriza a vinculação, que é a questão das vagas nas maternidades, evitando que essa mulher fique andando de porta em porta para parir”.

Abertura da Semana do Bebê

Ao lado de outras entidades, o Executivo Municipal também abriu a Semana do Bebê com diversas atividades na Rua Silvio Carlos Viana, conhecida como Rua Fechada da orla de Pajuçara.

Prefeito participa da abertura da III Semana do Bebê. Foto: Max Monteiro/ Secom Maceió

Prefeito participa da abertura da III Semana do Bebê.
Foto: Max Monteiro/ Secom Maceió

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) levou um circuito educativo com orientações sobre sinalização e boas práticas de trânsito. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds) disponibilizou objetos de materiais reciclados, como cata-vento e sofá, ambos confeccionados de garrafa pet.

No estande da Semds, a criançada também pôde desenhar e receber orientações sobre separação do lixo. A Associação Pestalozzi de Maceió levou atividades de pintura no rosto, recreação e massagem Shantala. Já a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) apostou em uma oficina de musicalização e um circuito sensoriomotor, trabalhando a parte tátil e motora dos pequenos.

A Universidade Federal de Alagoas, por meio do curso de Nutrição, ofereceu informações sobre alimentação saudável no período da gestação até a primeira infância. Também tiveram apresentações culturais, banda da Guarda Municipal e atividades da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

 

Primeira Edição © 2011