Nem pena de morte resolve. Contra o crime, só existe um remédio.

28/10/2017 13:42

A- A+

Romero Vieira Belo

compartilhar:

Cinco homicídios por dia. Um pouco mais, um pouco menos, essa é a estatística oficial de mortes violentas em Alagoas. São números transparentes, confiáveis da Secretaria de Segurança Pública. E não são dados novos. A rigor, não houve aumento da violência. O que houve foi uma progressão determinada pelo crescimento populacional. Há 40 anos Alagoas tinha dois milhões de habitantes e registrava, em média, dois homicídios por dia. Desde então, a população foi crescendo e as mortes, também.

As causas da mortalidade são sempre as mesmas – latrocínios, intrigas, rixas de família, questões conjugais, pistolagem e tráfico de drogas. O narcotráfico, comércio e consumo de entorpecentes, tem peso diferenciado na atual estatística de crimes violentos. Não é um fenômeno alagoano, é a trágica realidade nacional.

Para enfrentar o que muitos já consideram ‘guerra civil não declarada’, propõe-se de tudo: leis mais rigorosas, pena de morte, prisão perpétua, mais polícia nas ruas, ação mais severa da justiça. São fórmulas já aplicadas em outras nações, sem sucesso. Num país de pobres, famintos e desempregados, condenar mais, prender mais significa abarrotar os presídios já sem espaços. No Brasil, a criminalização expandiu-se em tal proporção que, se fosse levar para a prisão todo criminoso – não importando o grau do delito cometido – os estádios de futebol teriam de ser transformados em cadeias. E, com certeza, não dariam conta.

Mas ninguém pense que o crime é produto do fatalismo. Não é. O crime tal como praticado aqui é produto da ignorância. Não se mata por destino nem por vocação. Mata-se por ausência de escrúpulo, de humanismo, de respeito à vida. Mata-se, enfim, por ignorância em limites extremos. E contra essa epidemia de violência só existe um remédio ou um antídoto: a educação. Combata-se a ignorância, em todas as suas formas e em todas as camadas sociais, e a criminalidade será contida.

 

DILMA TRAIDORA

Não para de repercutir: em entrevista ao El País, da Espanha, Lula abriu o jogo e disse que ‘Dilma traiu seus eleitores’ ou que ‘os eleitores de Dilma se sentiam traídos’ – o que dá na mesma.

 

DILMA NEM AÍ

Dilma, que deve ter aprendido alguma coisa de política, fez ‘ouvidos de mercador’. Ou seja, deliberadamente ignorou a cravada do companheiro que a conduziu à presidência.

 

A PETROBRAS DEVE SER PRIVATIZADA

A Coluna mantém ponto-de-vista já sustentado em outras ocasiões: o Brasil só tem a lucrar com a privatização da Petrobras. Negociada, a empresa continuará operando, explorando e vendendo petróleo, pagando impostos e mantendo empregos.

 

MAIS DINHEIRO

Com o dinheiro da venda da Petrobras, o Brasil teria como fazer grandes investimentos no setor de infraestrutura em todo o País – construindo rodovias, pontes, casas populares e obras sociais.

 

DUAS PETROBRAS

É uma simples questão de matemática: manter a Petrobras como empresa estatal, é ter apenas uma Petrobras. Privatizando-a, o país passaria a ter duas ou, melhor dizendo, o capital de duas.

 

MÃOS LIMPAS FOI UMA DECEPÇÃO NA ITÁLIA

Ex-juiz e promotor, um dos expoentes da célebre Operação Mãos Limpas, Gherardo Colombo disse, durante fórum promovido pelo Estadão, que a corrupção não acabou na Itália, apesar das prisões e condenações realizadas. Pior: mais de 40% dos políticos atingidos pela Mãos Limpas voltaram à vida pública italiana. Sérgio Moro diz que destino da Lava-Jato depende da sociedade.

 

LIAÇÃO A APRENDER

Na próxima denúncia contra Temer – que acontecerá quando o folclórico Rodrigo Já Era voltar à PGR – os deputados de oposição vão aprender uma coisa: oposição significa minoria.

 

O NOVO SÓCRATES

Gênio do besteirol, Lula agora sugere que sejam feitos referendos para o povo anular o que foi feito pelo governo Temer. E os referendos para anular as idiotices de Dilma e do próprio gênio?

 

LUCIANO COMEMORA METAS ATINGIDAS

O governador em exercício Luciano Barbosa anda empolgado com o trabalho do titular Renan Filho. Um dos homens públicos mais experientes de Alagoas, Barbosa comemora as metas até aqui atingidas pelo governo que integra, nas áreas de segurança pública, educação, saúde e infraestrutura. Nessa ordem.

 

FIM DE CARREIRA?

Decepcionado com a ‘mecânica’ do Congresso Nacional, o comediante Tiririca decidiu jogar a toalha. Durante a semana, disse e reiterou que não disputará a reeleição de deputado.

 

CAMPEÃO DE VOTOS

Fazendo campanhas folclóricas e nunca levado a sério pelos eleitores, Tiririca se elegeu a primeira com mais de 1 milhão e 500 mil votos. Na segunda, com mais de 1 milhão de sufrágios.

 

DERROCADA DE UM SETOR PODEROSO

O setor sucroalcooleiro alagoano está literalmente quebrado. Até a antes poderosa Cooperativa dos Usineiros acaba de entrar com pedido de recuperação judicial. Verdadeiros ‘impérios do açúcar’

Primeira Edição © 2011