Bom Conselho celebra 140 anos com semana festiva e homenagens

Uma das mais tradicionais instituições educacionais de Alagoas, a unidade inicia comemorações a partir desta segunda-feira

22/10/2017 15:18

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

Um dos maiores patrimônios da Educação alagoana está em festa: a Escola Estadual Bom Conselho completa 140 anos de existência com uma programação especial que reunirá gerações do passado e presente em uma celebração do legado da instituição para o estado. As atividades terão início nesta segunda-feira (23), às 10h, com a inauguração de uma galeria em homenagem a ex-alunos.

A programação comemorativa, que, prossegue até a próxima sexta-feira (27) contempla ainda os seguintes eventos: apresentação do projeto Contando Alagoas (15h) e café regional para reencontro de ex-alunos (19h), ambos no dia 23; bate papo com ex-alunos às 10h, 15h e 20h no dia 24; desfile da banda fanfarra pelas ruas de Bebedouro a partir das 15h no dia 25  - e com a presença também das escolas estaduais Alberto Torres, Rosalvo Ribeiro e de colégios particulares do bairro; gincana cultural/show de talentos às 9h e 14h e recital de poemas às 19h no dia 26 e sarau cultural comandado pela ex-aluna Madalena Oliveira a partir das 10h do dia 27. Todas as atividades, com exceção do desfile, acontecem na sede da escola, na Avenida Major Cícero de Góes Monteiro, uma das principais vias de Bebedouro.

A diretora geral da instituição, Damiana Melo, conta que a festa dos 140 anos tem movimentado não só a escola e a comunidade de Bebedouro, mas até ex-alunos atualmente residentes no exterior e que fizeram questão de se fazer presentes na galeria a ser inaugurada na segunda – a qual já recebeu mais de 100 quadros. 

“Nestes dias que antecederam o início das comemorações, presenciamos muitos ex-alunos retornando à escola e se emocionando. E este encontro entre passado e presente, ex e atuais alunos, é um dos propósitos desta festa. Os estudantes do passado, hoje pessoas bem sucedidas e realizadas, compartilharão suas memórias e estimularão os alunos atuais, mostrando como esta instituição e a vida escolar que tiveram nela refletiu em suas vidas”, frisa Damiana. 

A história - Fundada em 1877 para ser um lar para as órfãs da Guerra do Paraguai, a Escola Estadual Bom Conselho é um patrimônio do bairro de Bebedouro, com a sua história se confundindo com a do próprio bairro. 

Inicialmente chamada de Asilo das Órfãs Desvalidas Nossa Senhora do Bom Conselho, o espaço era administrado por senhoras da sociedade alagoana, passando posteriormente para a Ordem das Irmãs Sacramentinas em 1904. Em 1938, passa a se denominar Escola Normal Rural Nossa Senhora do Bom Conselho, enquanto, em 1964, inicia a oferta do curso pedagógico como Colégio Bom Conselho. Nos anos 90, é incorporada à rede estadual de ensino passando a se chamar Escola Estadual Bom Conselho.

A antiga casa cor de rosa, onde ficavam as internas, já não funciona como a  escola – que agora ocupa um prédio ao lado – mas guarda a memória da Sociedade Nossa Senhora do Bom Conselho e impressiona pela beleza e imponência.

E este ano, a escola reativou aquela que, no passado, foi um dos maiores patrimônios da instituição, a sua banda fanfarra, que, comandou festas e desfiles memoráveis pelas ruas do histórico bairro de Bebedouro.

“Mês passado, quando estivemos ensaiando na Praça Lucena Maranhão, em Bebedouro, as pessoas nos abordavam constantemente, felizes por ver novamente a banda. Há 140 anos o Bom Conselho vem prestando um serviço determinante não só para esta comunidade, mas para toda a sociedade alagoana e o empenho de todos aqueles que fazem a escola é fazer com que ela continue brilhando e contribuindo com o nosso estado”, destaca a gestora.

Primeira Edição © 2011