Encontro Internacional de Negócios fomenta mercado de exportação

Mais de 200 empresas alagoanas participam de rodadas de negócios com compradores nacionais e internacionais

12/10/2017 09:47

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

Empresários e micro empreendedores alagoanos de diversos segmentos têm, mais uma vez, a oportunidade de internacionalizar seus negócios e ampliar sua capacidade de mercado, com a 6ª edição do Encontro Internacional de Negócios (Enin), realizado até esta quarta-feira (11), no hotel Best Western Premier, no bairro da Pajuçara.

Fruto de uma parceria da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea) com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), e o Sebrae, o Encontro Internacional destina-se ao aumento das exportações no Nordeste e à exposição dos produtos brasileiros, promovendo rodadas de negócios e internacionalizando os pequenos negócios alagoanos.

Com mais de 200 empresas genuinamente alagoanas inscritas, o evento possibilita o contato entre grandes marcas e representantes do ramo alimentício, vestuário e artigos de decoração.

Outro destaque nesta edição é a presença de artesãos de diversas tipologias. De acordo com o mestre artesão André da Marinheira, os negócios fechados com compradores internacionais durante o encontro garantem, também, futuras encomendas, ampliando a visibilidade do artesão e a distribuição de suas peças.

"Percebi que os compradores internacionais são mais diretos no que procuram. Muitas lojas de decoração participam desse evento e têm interesse em peças artesanais, o que permite que eu seja conhecido no mundo inteiro pelo meu trabalho", afirma André da Marinheira.

Para a empresária chilena Consuelo Diaz, o formato com rodadas de negócios tem sido interessante por apresentar a diversidade de cadeias produtivas existentes em Alagoas.

"Durante as rodadas de negócios vimos muitos produtos interessantes e que contemplam diversos segmentos. Acredito que os empresários locais têm muito potencial para alcançar o mercado de exportação, e momentos como este são essenciais para fomentar essa prática entre eles", ressaltou Consuelo.

Dentre as marcas de Alagoas contempladas no evento estão a Sococo, Copra e a empresa alagoana Caleidoscópio, marca de joias artesanais reconhecida internacionalmente.

Além das rodadas de negócios, as empresas possuem espaço para comercializar seus produtos durante todo o evento e participam de palestras voltadas para a temática da cultura exportadora.

Primeira Edição © 2011