Prefeitura incentiva ampliação de negócios

09/10/2017 12:15

A- A+

Ascom Semtabes

compartilhar:

As Salas do Empreendedor têm conseguido incentivar a geração de renda e a ampliação de negócios em Maceió, através da abertura e formalização de micro e pequenos empreendimentos. Com quatro locais abertos, o número de atendimentos registrados aos empresários e àqueles que querem empreender, no mês de setembro, chegou a 916.

Prefeitura, Sebrae Alagoas e Associação Comercial são parceiros no convênio da Sala do Empreendedor
Prefeitura, Sebrae Alagoas e Associação Comercial são parceiros no convênio da Sala do Empreendedor

Os atendimentos aumentaram em relação ao mesmo mês do ano passado, quando foram realizados 352 atendimentos. As novas salas do empreendedor no Maceió Shopping (Mangabeiras) e no Shopping Popular (Centro) influenciaram no crescimento dos números registrados. Já com relação ao mês de agosto de 2017, houve uma alta de quase 10% no número de atendimentos.

Só no Centro da capital, segundo a Associação Comercial de Maceió, existem cerca de 630 lojas de pequenos negócios, com potencial de abertura de outras 208. A sala do empreendedor no Shopping Popular conseguiu atender mais de 150 empresários da região. O local tem um espaço físico amplo capaz de realizar mais atendimentos e garantir maior acesso às informações, além de estar mais perto de quem precisa.

Para o secretário do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), Ricardo Lessa, com a formalização de negócios em Maceió, é possível gerar mais renda e uma abertura maior no mercado de trabalho. “As salas vêm para facilitar a vida dos micro e pequenos empreendedores, para que eles consigam se regularizar e de forma mais rápida e fácil. E com mais MEIs formalizados eles podem contratar até uma pessoa. É renda e emprego que conseguimos incentivar em Maceió”, atenta Ricardo Lessa.

No bairro do Benedito Bentes, foram registrados mais de 380 atendimentos em setembro, local onde ocorreu o maior número de serviços oferecidos aos empresários. Em relação ao ano passado, no mesmo período, houve um aumento de 200% nos atendimentos da Sala do Empreendedor que atende a região.

As Salas do Empreendedor fazem parte de um convênio firmado por meio da parceria entre a Prefeitura de Maceió, por intermédio da Semtabes, o Sebrae Alagoas e a Associação Comercial de Maceió. Os espaços são ambientes próprios para orientação e ambientação de negócios que atendem os micro e pequenos empresários.

Nos locais, é possível realizar os serviços de abertura de empresas, formalização de negócios, consultorias especializadas para Micro Empreendedores Individuais (MEI), proteção de crédito, imediação jurídica, certificação digital, capacitação, treinamentos, oficinas, além dos serviços de emissão de guias de pagamento e acesso às informações sobre licitações junta a Prefeitura.

Os serviços podem ser encontrados no Shopping Pátio Maceió (Benedito Bentes), na galeria principal do Jacintinho (Rua Cleto Campelo), no Shopping Maceió (Mangabeiras). Os atendimentos que antes eram prestados na Associação Comercial, no bairro do Jaraguá, passam a ser realizados no Shopping Popular.

 

Primeira Edição © 2011