Panfletagem incentiva doação de órgãos

Iniciativa faz parte da Semana Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos

22/09/2017 13:52

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

Em alusão ao Setembro Verde, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) está promovendo, nesta sexta-feira (22), uma panfletagem para conscientizar a doação de órgãos e tecidos. A ação, que faz parte de uma campanha que já está nas ruas da cidade mostrando o quanto essas doações podem salvar vidas, acontece em 10 pontos da capital, com o apoio da Central de Transplantes de Alagoas.

Na abordagem das equipes da Sesau, motoristas, motociclistas e transeuntes ficaram sabendo, por meio de panfletos, da importância do gesto, que pode ajudar a salvar ou, ao menos, melhorar a saúde de centenas de pessoas.

Somente no primeiro semestre deste ano, 77 transplantes foram realizados no Estado. Destes, 65 pacientes receberam novas córneas, enquanto 10 realizam transplantes de rim e dois de coração. Contudo, 312 pessoas ainda estão na fila de espera para receber um rim, uma para receber um coração e outras 156 aguardam por uma córnea.

A prova disso tudo é que 71% das famílias no Estado, em 2016, recusaram doar os órgãos de parentes que tiveram o diagnóstico de morte encefálica. A falta de comunicação do potencial doador à família, aliada a desinformação sobre o tema e os tabus relacionados a motivos religiosos são os principais fatores que levam a isso.

Assim que parou para conversar com um amigo na calçada, Afonso Henrique Lemos, de 31 anos, foi abordado e não hesitou em destacar a importância da iniciativa. Segundo ele, é preciso constantemente mobilizar as pessoas para atentarem a um gesto tão nobre que dá continuidade a vida e, principalmente, conversar mais com as famílias sobre o assunto, porque, no fundo, os tabus colaboram para a rejeição, temor ou desconhecimento.

“É uma iniciativa importantíssima para que consigamos conscientizar a população e minimizar o tempo de espera na fila pelos pacientes que precisam de um transplante. Sou doador de órgãos e meus parentes sabem, já que, no Brasil, a doação é consentida e somente pode ser concretizada diante da autorização da família”, afirmou Afonso.

A coordenadora da Central de Transplantes de Alagoas, Daniela Ramos, explicou que, além de salvar pessoas, prologando em muito a expectativa de vida, a doação pode melhorar a qualidade de vida de quem precisa de um transplante, permitindo que esses pacientes possam retomar as atividades normais.

“O ideal é manifestar a vontade de doar e informá-la a família. Não adianta deixar o desejo expresso por escrito nem um registro – mesmo gravado em vídeo ou declarado em uma rede social, por exemplo. A decisão final é dos familiares, pois são que definirão quais órgãos e tecidos serão doados. Por isso, é fundamental que os doadores deixem seu desejo claro para os parentes”, explicou. A ação segue na segunda (25), quinta (28) e sexta-feira (29).

Mais ações

E quem for ao Parque Shopping, em Cruz das Almas, das 13h às 19h, terá a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a importância da doação de órgãos. No local, também serão ofertados serviços, como aferição de pressão arterial e testes para detectar hepatites B e C, além de distribuição de preservativos.

Primeira Edição © 2011