Rede Feminina de Combate ao Câncer promove atividades de auxílio

Objetivo de confortar a dor física e psicológica de pessoas que estão passando por tratamento de quimioterapia e radioterapia

19/09/2017 10:40

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

Combater o câncer, acolher pacientes carentes, auxiliar e amenizar a dor de um tratamento tão duro. A Rede Feminina de Combate ao Câncer trabalha, diariamente, com o objetivo de confortar a dor física e psicológica de pessoas que estão passando por tratamento de quimioterapia e radioterapia.

Não tem idade nem sexo: todas as pessoas carentes, atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), no hospital Santa Casa da Misericórdia, que estejam passando por tratamento de quimioterapia ou radioterapia, podem conseguir um leito na Casa de Apoio Lenita Quintella Vilela. A preferência é por pacientes que morem em outras cidades e precisem de abrigo para realizar o procedimento em Maceió.

A Casa de Apoio é uma das atividades realizadas pela Rede, onde possui 40 leitos masculinos e femininos.

“Hospedamos pacientes de baixa renda vindos do interior ou da periferia. Temos 40 leitos, onde assistimos esses pacientes de segunda à sexta-feira, com acompanhamento de enfermeiras 24h, psicólogas, serviço social, tudo em parceria com a Santa Casa”, disse a coordenadora da Casa, Eliane Machado.

Dona Maria Erenice dos Santos, que sofre de câncer no colo do útero, mora em Piranhas e está há oito dias hospedada na Casa de Apoio, enquanto faz as sessões de quimio e radioterapia.

“Estou me sentindo muito bem aqui na casa. O acompanhamento é ótimo, todos são atenciosos. Ia ficar difícil vir e voltar para Piranhas todos os dias, Graças a Deus que pude ficar aqui”, relatou a paciente.

Além da Casa de Apoio, a Rede ainda realiza um bazar, onde voluntárias produzem itens para serem vendidos no Maceió Shopping, além da lojinha da Santa Casa de Misericórdia. O dinheiro arrecadado é voltado para o mantimento da casa e de outras atividades.

As crianças com câncer internadas na Santa Casa também têm assistência da Rede, que diariamente faz visitas e atividades especiais em datas comemorativas, além de doar fraldas, kits de higiene e brinquedos.

O Outubro Rosa, mês dedicado às mulheres que passam por tratamento de câncer de mama, também está incluso no calendário da Rede. As voluntárias realizam palestras de auxílio e prevenção. Este ano, a programação se estende e inclui o Projeto Beleza em Foco, com o intuito de fotografar mulheres mastectomizadas.

“Estamos com esse projeto, que visa melhorar a autoestima de mulheres mastectomizadas. Temos parceria com fotógrafos e as fotos serão expostas no Maceió Shopping”, explicou a voluntária Maria Helena Lessa.

A abertura da programação do Outubro Rosa da Rede Feminina de Combate ao Câncer acontecerá dia 2 de outubro, no pátio do Maceió Shopping.

 

Primeira Edição © 2011