Famílias acompanhadas pelo Cras participam de oficina

15/09/2017 19:52

A- A+

Ascom Semas

compartilhar:

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Selma Bandeira realizou a I Oficina para as Famílias Acompanhadas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif). O evento reuniu 15 famílias da região que são acompanhadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) na unidade.

O acesso à política básica de Assistência Social do município de Maceió acontece através do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) e vem garantindo um melhor acompanhamento das famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social na capital, ao mesmo tempo em que inclui esses grupos familiares nos programas socioassistenciais oferecidos pela Prefeitura de Maceió.

Segundo a coordenadora do Cras Selma Bandeira, Ana Lúcia Nogueira, a oficina teve o objetivo de socializar as vivências e as demandas dos usuários no período de um ano de acompanhamento.

“Nesta oficina, tivemos vários relatos positivos. Um deles foi de um usuário, que no início do acompanhamento tinha 64 anos. Ao completar 65 anos, a equipe do Cras o encaminhou ao INSS e pouco tempo depois, ele começou a receber o Benefício de Prestação Continuada (BPC), que garante um salário mínimo a idosos que não possuem meios de suprir suas necessidades. Ele fez questão de dizer o quanto estava feliz. E nós, que fazemos o Cras, ficamos mais felizes ainda em ver como esse acompanhamento das famílias faz a diferença e transforma a vida deles”, ressaltou a coordenadora.

As famílias que participaram da oficina fizeram dinâmicas de grupo, conheceram melhor o que é o Cras e o Paif e puderam avaliar e dar sugestões sobre o atendimento. As crianças que acompanharam as mães também participaram de atividades lúdicas. No final do encontro, aconteceu um lanche coletivo para aproximar ainda mais os usuários dos profissionais da unidade.

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) mantém 15 Cras em funcionamento em Maceió. O Cras Selma Bandeira funciona na Quadra P, s/n, Conj. Selma Bandeira – 2ª rua à esquerda, após a Base Comunitária da PM).

Primeira Edição © 2011