Jovens empreendedores recebem crédito de R$ 300 mil

Ação faz parte do 7º Governo Presente e incluiu o repasse de R$ 247 mil para retomada das obras

02/09/2017 15:46

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

O Juventude Empreendedora entregou 460 certificados de conclusão de curso e liberou créditos que totalizam R $ 300 mil a 40 jovens de vários municípios que participam do programa executado pela Desenvolve (Agência de Fomento de Alagoas). A solenidade aconteceu neste sábado (2), na Praça Major Cícero de Góes Monteiro, Centro de Quebrangulo, durante a sétima edição do Governo Presente.

Os certificados foram entregues pelo governador Renan Filho e o diretor-presidente da Desenvolve, Rafael Brito. Os concluintes do curso Juventude Empreendedora já saem com o plano de negócio pronto para ser submetido ao financiamento da Agência de Fomento.

"O Juventude Empreendedora associa educação ao empreendedorismo e oferece crédito aos bons projetos. É uma grata satisfação voltar a Quebrangulo na sétima edição do Governo Presente para reunir a juventude e conversar um pouco sobre a importância do empreendedorismo e sobre uma educação nova em Alagoas, que oferece qualidade de ensino e oportunidade de empreender. Esse é o caminho para alavancar o crescimento de Alagoas", declarou Renan Filho.

Um vídeo que demonstra o sucesso do Programa e as iniciativas exitosas foi exibido durante o evento. Outros 40 jovens com idades entre 18 e 29 anos receberam créditos que somam R $ 300 mil. Com os recursos, vão abrir e tocar seus próprios negócios.

"O Juventude Empreendedora, nessa primeira fase, beneficiou cinco mil jovens em Alagoas. Na próxima etapa vamos trabalhar com 10 mil jovens, criando condições para que desenvolvam seus negócios e tenham acesso ao crédito", prometeu Renan Filho.

Em Quebrangulo, o governador e o diretor-presidente da Desenvolve fizeram a entrega simbólica dos cheques aos 40 jovens beneficiados com a linha de crédito. "Eu tenho um panificação em Piaçabuçu. Com esse crédito vou poder ampliar minha padaria e espero que todos aqui possam realizar seus sonhos", declarou o jovem empreendedor Édson Guedes.

Histórico 

Durante a solenidade, o governador, a secretária de Estado da Cultura, Melina Freitas, e o prefeito de Quebrangulo, Marcelo Lima, assinaram o convênio para restauração do Palácio Victoria, construído no Centro da cidade, em 1912. O prédio histórico pertencia à família Barros e foi adquirido pelo Estado em 2011, após a enchente do rio Paraíba do Meio.

Renan Filho anunciou que volta a Quebrangulo no final do mês para participar da Festa da Cultura, que acontece de 27 de setembro a 1° de outubro, com o patrocínio do Governo do Estado. Na oportunidade, o governador disse que dará ordem de serviço para a restauração do Palácio Victoria. 

O prefeito agradeceu o empenho do governador, que tem trabalhado em benefício de Quebrangulo. E a intervenção de Renan Filho junto à Superintendência do Banco do Brasil (BB) em Alagoas para a reabertura da agência bancária no município. Pediu também melhorias na área da segurança pública. 

"Nos próximos dias vou voltar a Quebrangulo para inauguramos a reconstrução da delegacia, que está quase pronta e que vai fortalecer a segurança na cidade", garantiu Renan Filho, prometendo se empenhar para reabrir a agência do BB.

Festa 

O terceiro e último dia do Governo Presente em Quebrangulo foi bastante movimentado. Apresentações musicais e culturais alegraram o público presente à grande tenda armada na Praça Major Cícero de Góes Monteiro, Centro da cidade.

Prestigiaram o evento o ministro do Turismo, Marx Beltrão; o deputado estadual Francisco Tenório; o prefeito de Palmeira dos Índios, Júlio César, dentre outras autoridades. 

O governador e o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Alexandre Ayres, promoveram, durante a solenidade, a entrega simbólica de duas nascentes recuperadas com chafariz, que vão beneficiar mais de 20 famílias da comunidade Riachão. Foram doadas, ainda, mil mudas de espécies nativas e frutíferas aos agricultores de Quebrangulo, que serão plantadas em áreas de mata ciliar e nascentes. 

O evento serviu também para homenagear alunos e professores do município pelo excelente desempenho nos Jogos Estudantis de Alagoas (Jeal), realizado no mês passado, em Maceió.

Na área da saúde, Renan Filho fez o repasse de R $ 247 mil para a retomada das obras de construção da Unidade Básica de Saúde (UBS) de Quebrangulo. E aproveitou para fazer um balanço do terceiro e último dia do Governo Presente no Vale do Paraíba. 

"Encerro esta edição com o sentimento de dever cumprido. Foram muitas ações nas áreas da segurança pública, como o Centro Integrado de Segurança de Viçosa, o Força Tarefa de Atalaia; de infraestrutura, como a pavimentação de muitas ruas em Paulo Jacinto e Atalaia; na educação, com a escola em tempo integral de Capela e o ginásio de esportes de Mar Vermelho; e ainda vamos garantir o acesso por asfalto ao município de Pindoba. E ainda tiveram os poços artesianos, as ambulâncias do Samu, helicópteros, ou seja, Alagoas vive um momento muito bom. Apesar de o Brasil enfrentar uma crise muito forte, aqui estamos de pé, de cabeça erguida e trabalhando para que nosso Estado avance cada vez mais", finalizou Renan Filho.

Primeira Edição © 2011