Sesau promove exposição sobre a história do controle do tabagismo

Iniciativa começa hoje (29) no Shopping Maceió, em Mangabeiras

29/08/2017 09:47

A- A+

Ascom Sesau AL

compartilhar:

Para alertar a população sobre os males do tabagismo, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) irá promover, a partir desta terça-feira (29) – Dia Nacional de Combate ao Fumo – uma exposição no Maceió Shopping, no bairro Mangabeiras. O evento prossegue até a quinta-feira (31), sempre no horário das 10h às 22h.

De acordo com a responsável técnica pelo Programa de Combate ao Tabagismo da Sesau, Vetrúcia Teixeira, a exposição vai levar à população as imagens e informações sobre as consequências do vício em tabaco, contando a história do controle do tabagismo no Brasil.

“O controle ao tabaco foi iniciado em 1988 e, através de diversas ações educativas e de proibição do fumo em locais públicos, alcançou resultados significativos em todo o Brasil”, explicou Vetrúcia Teixeira.

A responsável técnica pelo Programa de Combate ao Tabagismo da Sesau, lembrou que o tabagismo é responsável por diversas doenças, incluindo câncer de pulmão, que possui um alto índice de letalidade.

“O número de fumantes em Alagoas vem diminuindo, ficando em torno de 8% na população adulta. É importante frisar o papel das campanhas informativas e leis, restringindo o consumo de tabaco em locais públicos. O fumo, no entanto, ainda representa um risco grave, especialmente, entre os mais jovens”, reforçou Vetrúcia Teixeira.

O evento contará, também, com a participação de acadêmicos do Curso de Enfermagem da Universidade Maurício de Nassau (Uninassau) e da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal). Vetrúcia Teixeira ressaltou que a participação dos estudantes é importante, pois eles agem como agentes multiplicadores dos males que o tabagismo representa

Primeira Edição © 2011