SMS promove ações no Dia Nacional de Combate ao Fumo

26/08/2017 13:02

A- A+

Ascom/SMS

compartilhar:

O Núcleo de Cessação do Tabagismo da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com o Hospital Universitário, promove, neste domingo (27), na orla de Ponta Verde, uma série de ações alusivas ao Dia Nacional do Combate ao Fumo, comemorado no dia 29 de agosto.  As atividades irão se concentrar em uma tenda montada em frente ao Lopana, a partir das 9h.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Cessação do Município, Gilda Teodósio, no domingo serão oferecidas diversas atividades abertas à comunidade. “Durante as ações iremos contar com aferição de pressão e com a presença de educadores físicos que irão alertar a população para os benefícios de uma vida saudável. Além disso, os profissionais do Núcleo irão fazer pequenas palestras sobre como funciona o programa no município e para onde o usuário que deseja largar o vício deve se dirigir”, explicou.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo é a principal causa de morte evitável no planeta, sendo considerado, portanto, um problema de saúde pública. Estima-se que cerca de 200 mil pessoas morram todo o ano no Brasil em decorrência do fumo. Esse valor salta para cerca de 4,9 milhões em perspectiva mundial. As ações desse dia têm como objetivo reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientes causados pelo tabaco.

Como funciona o tratamento?

Cada turma que inicia o tratamento em uma das unidades que contam com o Núcleo tem duração de três meses. O método utilizado pela equipe é baseado no conteúdo de quatro livretos lançados pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca). O primeiro: entender por que se fuma e como isso afeta a saúde; o segundo: os primeiros dias sem fumar; o terceiro: como vencer os obstáculos para permanecer sem fumar e o quarto: benefícios obtidos após parar de fumar.

Todas as unidades mantêm um grupo multidisciplinar, reunindo fisioterapeutas, assistentes sociais, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, educadores físicos e médico, que formam turmas de pessoas interessadas em largar o vício do tabaco.

Onde encontrar os Núcleos?

O primeiro Núcleo de Cessação surgiu em 2013 no II Centro de Saúde (Praça da Maravilha) e hoje o atendimento é descentralizando, contando com diversos outros locais como o Hospital Escola Portugal Ramalho, Hospital Universitário, Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e outras Drogas (Caps AD) Everaldo Moreira (Farol) e nas Unidades de Saúde Dídimo Otto Kummer (Conjunto Carminha – Benedito Bentes) e Aliomar Lins (Benedito Bentes) com as equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf).

O objetivo da descentralização é facilitar o acesso do usuário de qualquer parte da cidade disposto a abandonar o vício do tabaco. A SMS já está em processo de formação de novas equipes para o Núcleo que será instalado na Unidade de Saúde Durval Cortez, no Prado.

Programação

28/08 (segunda-feira)

– Roda de conversa com os pacientes do Núcleo do Hospital Portugal Ramalho, às 9h;

– Roda de conversa com os pacientes do II Centro de Saúde, manhã e tarde.

29/08 (terça-feira)

– Ação com os pacientes do Núcleo do Hospital Universitário, às 9h00;

– Ação com os pacientes do Núcleo do Portugal Ramalho, às 9h30;

– Sala de espera na USF Dídimo Otto Kummer (Carminha), às 9h.

30/08 (quarta-feira)

– Sala de espera na US Aliomar Lins (Benedito Bentes), às 9h;

– Roda de conversa com os pacientes do II Centro de Saúde, manhã e tarde.

Primeira Edição © 2011