Encontro de Cocos de Roda de Maceió

Parceria entre Rede Sociocriativa e Sonora Brasil celebra o coco no mês da cultura popular

14/08/2017 13:16

A- A+

Assessoria Sarah Mendes

compartilhar:

Com muito trupé, música e festividade, o coco é homenageado, no mês da cultura popular, com uma semana especial de apresentações artísticas, lançamentos e bate-papos. A programação foi articulada coletivamente entre o Encontro da Rede Sociocriativa do Coco de Roda (IADEC-Banco do Cidadão), e o Serviço Social do Comércio (Sesc), que dedicou a 20ª edição do Sonora Brasil aos temas Na pisada dos cocos e Bandas musicais: formações e repertórios, envolvendo grupos atuantes na região Nordeste. As tardes e noites, entre os dias 14 e 18 de agosto, em vários pontos da capital e em Arapiraca, serão aquecidas pelos ritmos dessa dança que, acredita-se, ter surgido no Quilombo dos Palmares e, até hoje, resiste pela criatividade e inovação de seus brincantes.

A convergência desses dois eventos veio da ideia de fortalecer a manifestação do coco em Maceió e no Estado, como também de aproximar a produção local de outras experiências bem-sucedidas da região. “Buscamos alinhar a beleza artística do coco com a necessidade de pensar novos caminhos para sua transformação social, empreendedora e cidadã”, destaca Pedro Verdino, presidente do IADEC. Já para o Analista em Música do Sesc, Julio Cesar, um dos pontos altos da semana é a possibilidade de integração e de trocas de conhecimentos musicais e coreográficos entre grupos de Alagoas e dos Estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Sergipe e Pernambuco.

As tardes da semana, de 14 a 17, serão voltadas à oficina Coco de Pagode: do barro ao salão, ministrada pelo músico e mestre de coco, Jurandir Bozo. A atividade será realizada, no Espaço Cultural Universitário, no Centro, às 14h, com turmas de alunos de Dança da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e de surdos da AAPPE Escola. “O momento é muito singular e emocionante, pela riqueza de tudo que foi programado e a preocupação em trazer para a roda do coco pessoas com deficiência. Isso aumenta a responsabilidade do segmento com a inclusão social e a diversidade cultural”, ressalta Bozo.

À noite, a programação acontece na unidade do Sesc Poço, em Maceió. As apresentações artísticas serão no Espaço Recreativo 1, a partir das 20h. A presença dos grupos convidados do Sonora Brasil se somam às participações dos artistas alagoanos. Dia 14, Coco do Iguape (CE) inicia a rodada de espetáculos; no dia 15, Coco de Zambê (RN); dia 16, será a vez do Samba de Pareia (SE); já o Coco de Tebei (PE) se apresenta no dia 17. Em Arapiraca, o Coco de Zambê e o Coco de Iguape, se apresentam, respectivamente, no dia 14 e 15, a partir das 19h30, na Praça Higino Vital, no Bairro de Canafístula, com a participação do grupo de Coco de Roda Coroca.

Nessa programação do Sonora, marcarão presença também os grupos de Alagoas Los Coquitos, Pau de Arara e Pisa na Fulô, e os artistas Rogérios Dyas, Fagner Dübrown, Os Verdelinhos, Mestre Laércio de Bamba, Linete Matias, Telma César, Nilton Xique Xique, Elvis Pereira, Lipe Reis e Gêmeos do Coco.

Por sua vez, as palestras da Rede Sociocriativa do Coco de Roda serão realizadas, a partir das 18h, na Biblioteca. No dia 16, Telma César, professora de Dança da Ufal, com o tema O coco alagoano: história, poesia e coreografia, partilhará com o público os conhecimentos de sua trajetória de mais de 25 anos de pesquisa na área. Elder Maia, professor da Ufal, conversará sobre a importância da dança como parte da Economia Criativa, falando sobre O coco de roda como empreendimento sociocriativo. Em seguida, haverá um bate-papo sobre Empreendedorismo no meio cultural, com a participação do IADEC e de um representante do Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O encerramento da semana, dia 18, será na Praça do Mirante do Jacintinho, a partir das 18h. Os 11 grupos de coco integrantes da Rede Sociocriativa estarão reunidos no momento de culminância do projeto, denominado por eles de Trupé Alagoano – Encontro de Cocos de Roda de Maceió. Leões de Fogo, Los Coquitos, Mandacaru, Paixão Nordestina, Pau de Arara, Pisa na Fulô, Raízes Nordestinas, Reis do Cangaço, Reviver, Xodó Nordestino e Xique Xique apresentarão suas coreografias e lançarão o Catálogo, o DVD e o site da Rede, além do CD Sesc Coleção Memória Musical: 2016 - Uma Odisséia na Cena Atual do Coco Alagoano. A noite histórica será marcada também pelas presenças dos convidados: Jurandir Bozo, com o show Pros Pés, o grupo de pagode de coco Os Verdelinhos e pagode Ninho de Cobra, Segura o Coco, além de Os Bambas e Coco Choro de Bela, de Pão de Açúcar.

Essa semana de arte, encontros e trocas de conhecimentos só foi possível com incentivo e envolvimento de várias instituições. O Encontro da Rede Sociocriativa do Coco de Roda contou com o patrocínio da Fundação de Ação Cultural de Maceió, com recursos da Lei de Incentivo à Cultura do município (edital Eris Maximiano), Sebrae, Atlântica Motos e Associação do Comércio Atacadista e Distribuidor do Estado de Alagoas (Acadeal). Teve a parceria do Sesc, da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), da Diretoria de Teatros de Alagoas (Diteal) e do Instituto Zumbi dos Palmares (IZP), além da colaboração da Ufal, Escola Técnica de Artes (ETA-Ufal) e da Associação dos Amigos e Pais de Pessoas Especiais (AAPPE). 

Por dentro dos dois eventos culturais
O projeto Rede Sociocriativa do Coco de Roda foi idealizado por artistas e produtores culturais de Alagoas em articulação com o IADEC (Instituto Ação de Desenvolvimento para a Cidadania), conhecido como Banco do Cidadão. Contemplou oficinas de capacitação, realizadas de abril a junho, sobre Produção de eventos e formas de empreendedorismo, Assessoria de Comunicação, Passos tradicionais do Coco de Roda e Foto e vídeo de baixo custo.

Em julho, houve a gravação de dois clipes os 11 grupos de coco de Maceió participantes do projeto. Nas imagens gravadas por Glauber Xavier, os dançarinos apresentaram seus trupés e coreografias ao som das músicas da tradição popular, Adeus Alagoas e Três Cocos. Já o designer digital, Artur Finizola, criou e desenvolveu o site da Rede com informações sobre o projeto e os grupos. Em agosto, é lançado o catálogo multimídia que é composto pelo DVD, catálogo impresso para divulgação das ações sociocriativas e serviços do projeto.

Com a missão de difundir o trabalho de artistas que se dedicam à construção de uma obra artística que não possui circulação comercial, o Sonora Brasil é considerado o maior projeto de circulação musical do país, realizando aproximadamente 450 concertos por ano, passando por mais de 100 cidades, a maioria distante dos grandes centros urbanos. A ação possibilita às populações o contato com a qualidade e a diversidade da música brasileira e contribui para o conjunto de ações desenvolvidas pelo Sesc, visando à formação de plateia.

O projeto Sonora Brasil busca despertar um olhar crítico sobre a produção e sobre os mecanismos de difusão da música no país, incentivando novas práticas e novos hábitos de apreciação musical, promovendo apresentações de caráter essencialmente acústico, que valorizam a autenticidade sonora das obras e de seus intérpretes.

 

SERVIÇO

Encontro da Rede Sociocriativa do Coco de Roda (IADEC-Banco do Cidadão) e Sonora Brasil (Sesc)

Quando: 14 a 18 de agosto de 2017

A que horas: às 14h (oficina) e a partir das 18h (demais atividades)

Onde:

Oficina de coco (Espaço Cultural Universitário, Praça Sinimbu, no Centro)

Palestras e apresentações de grupos do Nordeste e artistas de Alagoas (Sesc Poço)

Apresentações de cocos de roda de Maceió e convidados especiais, além de lançamentos de Catálogo, DVD, site e CD (Praça do Mirante do Jacintinho)

Apresentações artísticas em Arapiraca (Praça Higino Vital, em Canafístula, Arapiraca)

Informações:

redecocoderoda@gmail.com / 99302-1099 (zap).

 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Dia 14/08

Oficina: Do Barro aos Salões, com Jurandir Bozo

Hora: 14h. Local: Espaço Cultural da Ufal, no Centro

Coco de Iguape (CE)

Apresentações locais: JurandirBozo, Nilton Xique Xique, Elvis Pereira e Pagode de Coco Ninho de Cobra.

Hora: 20h. Local: Espaço Recreativo I, Sesc Poço

Dia 15/08

Oficina: Do Barro aos Salões, com Jurandir Bozo

Hora: 14h. Local: Espaço Cultural da Ufal, no Centro

Coco de Zambê (RN)

Apresentações locais: Coco deRoda Pisa na Fulo, Gêmeos do Coco e Rogério Dyas

Hora: 20h. Local: Espaço Recreativo I, SescPoço

Dia 16/08

Oficina: Do Barro aos Salões, com Jurandir Bozo

Hora: 14h. Local: Espaço Cultural da Ufal, no Centro

Palestra O Coco Alagoano: História, Poesia e Coreografia, com a Profª de Dança, Telma César

Hora: 18h. Local: Biblioteca Sesc Poço

Samba de Pareia (SE)

Apresentações locais: Coco de Roda Los Coquitos e Os Verdelinhos das Alagoas (Participação especial de Telma César)

Hora: 20h. Local: Espaço Recreativo I, Sesc Poço

Dia 17/08

Oficina: Do Barro aos Salões, com Jurandir Bozo

Hora: 14h. Local: Espaço Cultural da Ufal, no Centro

Palestra O Coco de Roda como Empreendimento Sociocriativo, com Prof. Elder Maia, especialista em Economia Sociocriativa

Hora: 18h. Local: Biblioteca Sesc Poço

Bate-Papo O Empreendedorismo no Meio Cultural, com as participações do Sebrae e do Instituto Ação de Desenvolvimento para Cidadania (IADEC-Banco do Cidadão)

Hora: 19h. Local: Biblioteca Sesc Poço

Coco de Tebei (PE)

Apresentações locais: Coco de Roda Pau de Arara, Fagner Dübrown e Lipe Reis

Hora: 20h. Local: Espaço Recreativo I, Sesc Poço

Dia 18/08

Lançamentos

DVD e catálogo da Rede Sociocriativa do Coco de Roda e do CD Sesc Coleção Memória Musical: 2016 - Uma Odisséia na Cena Atual do Coco Alagoano. Hora: 18h. Local: Mirante do bairro do Jacintinho

 

Apresentação de grupos de coco de Roda de Maceió: Leões de Fogo, Los Coquitos, Mandacaru, Paixão Nordestina, Pau de Arara, Pisa na Fulô, Raízes Nordestinas, Reis do Cangaço, Reviver Alagoano, Xique Xique e Xodó Nordestino.

Participações especiais: Jurandir Bozo, com o show Pros Pés, o grupo de pagode de coco Os verdelinhos e pagode Ninho de cobra, Segura o coco, além de Os Bambas e Coco Choro de Bela, de Pão de Açúcar.

Hora: 19h. Local: Mirante do bairro do Jacintinho

 

ARAPIRACA

Dia 14/08

Coco de Zambê (RN)

Grupo local convidado: Coco de Roda Coroca

Hora: 19h30. Local: Praça Higino Vital, no bairro Canafístula

Dia 15/08

Coco de Iguape (CE)

Grupo local convidado: Coco de Roda Coroca

Hora: 19h30. Local: Praça Higino Vital, no bairro Canafístula 

Primeira Edição © 2011