Semana de Segurança: Eletrobras alerta para perigo dos “T”s e extensões

A ligação de vários equipamentos na mesma tomada gera uma sobrecarga na capacidade instalada e pode causar incêndios e até queima de aparelhos

28/07/2017 18:32

A- A+

Assessoria de Comunicação

compartilhar:

Quando o número de tomadas dos ambientes é menor que o necessário, é comum o uso dos famosos “T”s,  também chamados de benjamim, estes dispositivos não são recomendados, por comprometerem a segurança do local. A dica é da Eletrobras Distribuição Alagoas, que aponta que as instalações elétricas devem levar em conta o número de tomadas necessárias e a potência total dos equipamentos instalados.

A ligação de vários equipamentos na mesma tomada gera uma sobrecarga na capacidade instalada e pode causar incêndios e até queima de aparelhos. O consumidor deve solicitar a um profissional capacitado que faça os cálculos a partir da demanda necessária e a indicação adequada da bitola de cabos e escolha dos disjuntores.

Outras precauções importantes sobre o assunto: para ambientes onde circulam crianças, é pertinente o uso de protetores nas tomadas. É fundamental ainda que todos os circuitos estejam devidamente aterrados. Se não for possível fazer nenhuma adequação, a recomendação da Eletrobras é utilizar um filtro de linha, em vez do “T”.

Eficiência Energética: A geladeira é um eletrodoméstico importante do lar, mas é preciso ter cuidados na compra e no uso do equipamento. Prefira geladeiras com o selo do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), pois elas são mais eficientes e consomem menos energia.

No dia a dia, o consumidor deve evitar abrir a porta da geladeira sem necessidade. A verificação periódica do estado das borrachas de vedação também é importante. Atrás da geladeira não é lugar para estender roupas: isto prejudica o funcionamento do eletrodoméstico e faz consumir mais energia. Outra dica importante é a instalação da geladeira em paredes que não recebam calor, evitando-se locais pertos de fogão ou expostos ao sol.

Primeira Edição © 2011