Paulo Jacinto se prepara para tradicional festa

Além do 65º Baile da Chita, programação traz atrações culturais e shows musicais gratuitos

24/07/2017 12:39

A- A+

Prefeitura de Paulo Jacinto

compartilhar:

Você pode até não conhecer o município de Paulo Jacinto. Mas com certeza já ouviu falar no Baile da Chita, Patrimônio Cultural Imaterial de Alagoas, o baile mais antigo do Estado chega esse ano a sua 65ª edição. E para acompanhar a festa privada que acontece no Clube Cultural e Recreativo da cidade, a prefeitura realiza uma grande festa gratuita com mostra de saberes populares, apresentações culturais e shows com grandes nomes da música regional. Os festejos acontecem nos dias 29 e 30 de julho.

Na programação, além de nomes como Luan Estilizado, Raphael & Gabriel, Forrozão das Antigas e Ana Lôbo, há espaço garantido para a prata da casa representada no grande palco de shows pela Banda Aero5 e pelo vaqueiro cantador Maciel Valente.

Quem resolver passar o final de semana na cidade vai conferir muito mais que o Baile e as apresentações musicais noturnas em praça pública. A agenda festiva traz ainda apresentações culturais diversas, mostra de artes visuais e outros saberes populares, sempre a partir das 15h, na Praça de Eventos Zefinha Barbosa e adjacências.

“A Festa da Chita é nossa referência cultural máxima. Imagine uma cidade que nasceu de um baile, de uma festa realizada por iniciativa popular. Foi assim que nasceu nossa cidade, antes Vila pertencente ao município de Quebrangulo”, explica a secretária de Cultura, Turismo e Comunicações de Paulo Jacinto, Clarissa Veiga.

Ela conta que este ano a Prefeitura envolve diretamente a população na construção da festa. “O projeto de cenografia, assinado pela designer Christie Pedra, vai fazer as estampas do tecido que dá nome a festa brotarem pela cidade. Donas de casa, artesãs, decoradores e voluntários diversos trabalham na elaboração dos artefatos que vão decorar o Clube Cultural e Recreativo para o tradicional Baile, bem como enfeitar a cidade para receber o público da nossa grande festa”, conta.

Para o prefeito, Marcos Lisboa, realizar a 65ª Festa da Chita, foi um desafio para a gestão. “Graças à parceria com o governo do Estado, vamos conseguir presentear o paulojacintense e seus visitantes com uma festa em grande estilo. Nosso objetivo é que nesses quatro anos possamos reviver os grandes Festivais da Chita que realizamos em outros anos à frente da gestão municipal”, explana.

 

 

 

 

 

Lisboa explica ainda que, em sua 65ª edição, a Festa da Chita volta a trazer programação para todas as idades. “Dividimos o sítio do evento em dois espaços distintos, o ‘Família’ tem programação a partir das três horas da tarde com mostra de arte, artesanato e comidas típicas; enquanto no ‘Espaço Festa’, o público vai conferir e interagir com bandas de fanfarra, coco de roda, quadrilhas juninas, forró pé de serra e muito mais. A noite os grandes shows começam a partir das vinte e três horas”, diz.

 

Segurança e Apoio

 

Para manter o clima de tranquilidade típico da cidade e garantir a segurança na Festa, o prefeito ampliou a já recorrente parceria com a Polícia Militar de Alagoas e garantiu efetivo policial extra junto ao Governo do Estado. “O governador Renan Filho tem sido parceiro do município em todos os momentos, garantindo obras de infraestrutura básicas fundamentais aos nossos cidadãos, segurança e apoio na realização da nossa mais tradicional festa”, atesta o prefeito.

A Festa da Chita contará com estrutura de apoio, bombeiros civis, ambulâncias e equipe médica de plantão para atendimento imediato em casos de emergência.

Uma tenda de serviços será montada para campanhas de saúde e do serviço de assistência social do município. Atrelada a essa iniciativa soma-se a distribuição de preservativos e a realização de um aulão de zumba no palco da Praça Multieventos.

 

Confira a Programação Completa

 

DIA 29

 

ESPAÇO FAMÍLIA

 

15h ÀS 22h

 

Culinária Tradicional

Artesanato

Artes visuais e Outros Saberes

Mostra Degustativa do Cardápio Oferecido na Merenda Escolar do Município

 

 

 

 

 

 

 

ESPAÇO FESTA

 

CULTURA NA PRAÇA - A PARTIR DAS 15 HORAS

 

Grande Encontro de Bandas de Fanfarra

Coco de Roda

Aulão de Zumba

Forró Pé de Serra, participação especial de Estudantes Repentistas

Exposição dos Alunos da EJA do Município e dos Alunos do Ensino Médio da Escola Estadual.

 

SHOWS MUSICAIS - A PARTIR DAS 21 HORAS

 

Raphael e Gabriel

Ana Lôbo

Maciel Valente

 

DIA 30

 

ESPAÇO FAMÍLIA

 

15h ÀS 22h

 

Culinária Tradicional

Artesanato

Artes visuais e Outros Saberes

 

ESPAÇO FESTA

 

CULTURA NA PRAÇA - A PARTIR DAS 15 HORAS

 

Capoeira

Grande Encontro de Quadrilhas

Quadrilha Vila Forró

Junina Capim Canela

Forró Pé de Serra, participação especial de Estudantes Repentistas

 

 

 

 

SHOWS MUSICAIS - A PARTIR DAS 21 HORAS

 

Banda Aero5

Forrozão das Antigas

Luan Estilizado

Primeira Edição © 2011