Serviço de Tomografia do HGE oferece diagnósticos resolutivos na emergência

22/07/2017 18:21

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

O tomógrafo mais moderno da atualidade e que está presente em apenas quatro unidades hospitalares do Nordeste. É essa tecnologia que garante um diagnóstico preciso e de imediato para os usuários do Hospital Geral do Estado (HGE). São, aproximadamente, 1.800 exames realizados ao longo de um mês, 40% deles da região da cabeça (crânio), principalmente de pacientes da área de trauma.

O aparelho do HGE é um de 128 canais. Além dos oito radiologistas, a área contempla 16 técnicos em radiologia, quatro técnicos em enfermagem, uma enfermeira e dois burocratas. Casos como o da dona de casa Bernadete da Silva, de 78 anos, que confirmou um apêndice infeccionado através do exame, também são rotinas no maior hospital de emergência de Alagoas.

O diagnóstico garante uma cirurgia precisa, permitindo a análise da doença, avaliação de sua gravidade e orientando o procedimento terapêutico invasivo. Ela contou que, após as fortes dores que vinha sentindo em casa, até a confirmação da cirurgia, não esperou mais de 24 horas. “A emergência aqui no HGE é muito eficiente. Eu não esperava ser tão rápido”, comemorou.

O técnico em radiologia médica, Robert Correia, então coordenador de imagem no hospital, explicou que se o diagnóstico for relacionado a traumas, o especialista avalia de imediato. Se for de urgências, sai em até 24 horas. E quanto aos casos eletivos, a espera é de sete dias.“Recebemos muitos pacientes da área neurorradiológica. Os outros 60% referem-se a exames que englobam as áreas abdominais, de tórax e coluna”, informou.

De acordo com a médica Dilma Tenório, responsável pelos médicos da área, a tomografia quando bem indicada, dispensa várias etapas do estudo radiológico, “evitando assim etapas desnecessárias, o que é importantíssimo nas urgências médicas. Nos casos de AVC, por exemplo, a tomografia participa do protocolo de urgência e os pacientes precisam ser avaliados de imediato para iniciar o tratamento correto, salvando muitas vidas", salientou.

Estrutura – Ela salientou que a tomografia do HGE possui oito profissionais, com capacitação em tomografia multislice, em várias áreas da radiologia. Por esta razão, a unidade se notabiliza como um serviço de referência em urgência radiológica.

“Nossa intenção é melhorar o fluxo e armazenamento de imagens, uma vez que o funcionamento de um aparelho como o nosso demanda estrutura de mídia e humana, com capacitações adequadas para seu melhor funcionamento. Para se ter uma ideia, antes da existência do tomógrafo multislice, o HGE realizava cerca de 600 tomografias ao mês. Hoje, os números triplicaram. São, aproximadamente, 1.800 procedimentos para um único equipamento”, explicou a médica Dilma Tenório.

Tecnologia Multislice - Com forte apelo ao mercado de cardiologia, mais especificamente em estudos de artérias coronárias, o tomógrafo adquirido traz também a máxima qualidade de imagem. Essa eficiência é verificada, principalmente, no caso de exames que necessitam de altíssima resolução espacial, como os estudos de mastoides, ortopédicos ou traumas.

“A tecnologia Multislice, a mais moderna existente, tem como característica a rapidez na realização dos exames, o que permite obter diagnósticos mais eficientes, com reconstruções tridimensionais a cores de qualquer estrutura ou órgão do corpo humano. Outro aspecto importante dessa tecnologia é que ela possibilita a visualização das imagens com a mesma resolução em todos os planos, sendo a única capaz de mostrar pequenas estruturas do corpo de forma nítida”, salientou a médica.

Primeira Edição © 2011