ONU vai usar experiência para articular ações do programa Vida Nova nas Grotas

20/07/2017 16:13

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

O Programa das Nações Unidas para Assentamentos Urbanos (ONU Habitat) deverá assumir o papel de interlocutor entre os diversos atores responsáveis pelas ações do programa Vida Nova nas Grotas, apresentado em Maceió, no dia 4 de julho, como aprofundamento das atividades executadas desde o ano passado pelo programa Pequenas Obras, Grandes Mudanças.

As estratégias de atuação foram debatidas pelos representantes da ONU Habitat com as equipes de diversas secretarias de Estado e representantes das comunidades beneficiadas pelas obras de mobilidade e pelas iniciativas de desenvolvimento econômico, social e inclusão produtiva abrangidas pelo programa.

Segundo o representante da ONU, a experiência do organismo internacional na articulação e governança será o diferencial na execução das ações. “É necessário compreender a situação e as condições através de novas ferramentas, novas metodologias para coletar dados, apoiar as várias secretarias a definir novas, políticas, novos projetos, especialmente para as grotas, mas de maneira que tudo seja integrado. E facilitar a governança, porque sempre precisamos da colaboração entre vários órgãos e diferentes níveis de governo. Essa também é uma especialidade da ONU Habitat: a governança para melhorar as condições de vida”, explicou Grimard.

Difusão do conhecimento

A difusão do conhecimento trazido pela ONU Habitat para Alagoas será um dos pontos mais relevantes do programa Vida Nova nas Grotas, na avaliação do Governo de Alagoas. Para isso, o organismo internacional vai colocar em funcionamento, nas dependências da Secretaria do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), um escritório que deverá fomentar o diálogo entre as equipes das secretarias de Estado envolvidas, representantes da sociedade civil e de universidades.

“É preciso fazer com que esse conhecimento permaneça em Alagoas e seja multiplicado. A gente tem um foco grande na capacitação de servidores do Estado nas metodologias e ferramentas que estamos trazendo, já validadas globalmente, e a gente também traz a participação de outros grupos da sociedade, como as organizações de terceiro setor, grupos de pesquisa, movimentos e lideranças”, disse a oficial nacional da ONU Habitat, Rayne Ferretti.

“Esse intercâmbio é fundamental para o Estado e chega com a primeira parceria entre a ONU e o Governo na história de Alagoas. Esperamos um grande progresso em nossas ações a partir da troca de experiências internacionais bem-sucedidas e da credibilidade das ONU”, disse o governador Renan Filho.

Obras continuam

“O Pequenas Obras, Grandes Mudanças cresceu pela sua magnitude. Com a parceria da ONU, nós vamos aumentar o escopo do programa, dar-lhe um caráter mais social, aproximá-lo de quem mais precisa, fazer as intervenções básicas nas comunidades. Tudo isso reunido cria um programa muito mais amplo que é o Vida Nova nas Grotas, em parceria com a ONU”, explicou o governador Renan Filho.

 Até o momento, foram executados serviços de infraestrutura e mobilidade urbana em 24 dessas comunidades, com a construção de escadarias, pontilhões e passeios, muros de arrimo, meios-fios e canaletas. Outras 16 grotas deverão ser beneficiadas ainda este ano e, em 2018, 36 outras comunidades serão contempladas.

Primeira Edição © 2011