Escolas públicas são espaço para difusão de hábitos alimentares saudáveis

Na Escola Estadual José Aprígio Vilela, espaço verde transformou ambiente educacional

17/07/2017 15:02

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

O Ministério da Saúde divulgou recentemente dados alarmantes sobre a saúde dos brasileiros: pesquisa de 2016 mostra que, em uma década, houve aumento de 61,8% no número de diabéticos e de 14,2% no de hipertensos. Mais da metade dos brasileiros está acima do peso e 18,9% estão obesos. Por outro lado, a boa notícia é que aumentou o consumo regular de frutas e hortaliças. Em Alagoas, as escolas públicas têm se tornado um espaço para a difusão de hábitos alimentares saudáveis graças à implantação de hortas escolares. Além disso, estes espaços também ajudam a dinamizar o aprendizado com aulas práticas para os alunos.
 
A Escola Estadual José Aprígio Vilela (EJAV), em Teotônio Vilela, é um exemplo de como uma horta pode transformar o ambiente educacional. O espaço, que nasceu como uma atividade prática do curso de Agricultura Orgânica do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), ficou sem uso após o fim da formação, mas ganhou vida nova graças ao empenho da gestão da escola e seus professores e de recursos do Programa Escola da Hora - iniciativa do Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que dá mais autonomia às escolas estaduais por meio do repasse de verba direto para as unidades de ensino.
 
A diretora-geral da unidade, Leda Regina dos Santos, lembra que, antes da horta, o espaço era um terreno baldio com muito lixo. Agora, o local abriga hortaliças, legumes, frutas e ervas que são aproveitados na merenda dos alunos, que também ajudam na colheita dos produtos. “Temos duas pessoas que se revezam para cuidar da horta e também utilizamos recursos do Escola da Hora para a manutenção do espaço e compra de mudas e sementes”, diz Leda.
 
A gestora conta que o espaço provocou uma mudança radical nos hábitos alimentares dos alunos: antes, 90% não gostava de salada, mas, hoje, este é o prato preferido no horário da merenda. “Dependendo da época, às vezes a colheita supre as nossas necessidades e nem precisamos comprar itens como alface, por exemplo. Vale ressaltar que tudo é 100% natural, sem agrotóxico. Inclusive já começamos a reaproveitar a água de ar condicionado para a irrigação”, conta Leda.

 Aulas práticas 
Além de incentivar a alimentação, a horta da EJAV também propicia aulas práticas aos alunos da instituição, que funciona no regime de ensino integral. A professora de Biologia Tácia Michelle é uma das que utiliza o espaço: atualmente, ela e seus alunos estão coletando os insetos que aparecem na plantação para a construção de uma caixa entomológica – ferramenta muito utilizada para a pesquisa dos minúsculos seres. Desta forma, além de evitar pragas, ela pode mostrar, na prática, como se dá a relação entre os insetos e o meio ambiente.
 
“A Biologia é o estudo da vida e um espaço como este é fundamental, pois aqui os alunos presenciam muitas coisas que abordamos em sala de aula. Ele também nos dá a oportunidade de tratarmos de temas como alimentação saudável e da importância das áreas verdes”, afirma Tácia, que também leciona a disciplina eletiva de Produção de Materiais Didáticos.
 
Aluna de Tácia, a estudante Maria Eduarda Rosendo, da 3ª série do ensino médio, aprova a iniciativa. “Aqui estudamos na prática assuntos como polinização, fotossíntese e a aprendizagem fica muito melhor. E ainda temos alimentos para as nossas refeições e que não prejudicam nossa saúde, pois não levam agrotóxico”, comemora a garota, que aponta o tomate e o alface como os seus itens preferidos da horta.

Primeira Edição © 2011