Startup de impacto socioambiental é finalista do Inovativa Brasil

Com o modelo de negócio da Ciclo Reverso os licenciados passam a ter fonte de receita na valorização de resíduos sólidos, inclusive os tidos sem valor comercial, de forma sustentável

03/07/2017 12:25

A- A+

Dino

compartilhar:

 


A Ciclo Reverso foi classificada entre as 132 finalistas para a segunda etapa do Ciclo 2017.2 do Programa de Aceleração do Inovativa Brasil, realizado pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). Na primeira etapa foram 1.793 empresas e, nesta última, 300 startups competindo.

A startup Ciclo Reverso é um negócio de impacto que trabalha para que outros negócios gerem impacto social e ambiental positivos de forma intencional. Ela oferece fonte de receita com inovação, suporte técnico e de marketing verde num modelo de valorização de resíduos sólidos.

O sistema articula geradores de resíduos, empreendedores e mercados. Oferece transferência de tecnologia em gerenciamento de resíduos, legislação ambiental, processo de beneficiamento, desenvolvimento de produtos, desenvolvimento de mercado, ação social e marketing verde.

A Ciclo Reverso acredita que todos são eternamente responsáveis pelos resíduos que geram e que os geradores devem ser apoiados para que transformem seus passivos em ativos. Apesar da vigência da Política Nacional de Resíduos Sólidos- lei 12.305/12, apenas 3% do lixo do Brasil é reciclado. Dos que são direcionados para reciclagem, 60% são considerados sem valor comercial e portanto descartados.

Existem destinações que são legais, mas não são nobres, como os aterros. Aterrar resíduos não gera receita, benefícios socioambientais e nem ganho de imagem, significando custo para as empresas. A Ciclo Reverso atende a esta demanda licenciando seu modelo de negócio de solução de resíduos. Ao adotar o modelo de negócio, os licenciados passam a ter fonte de receita na valorização de resíduos sólidos, inclusive os tidos sem valor comercial, de forma sustentável.

Primeira Edição © 2011