Curso em Alagoas sobre proteção catódica de dutos é uma realidade

Evento deve reunir, em Maceió, técnicos da área de gás natural de todo o País

03/07/2017 14:05

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

A Agência Reguladora de Serviços Públicos de Alagoas (Arsal) promove nos dias 19 e 20 de julho o curso inédito sobre Proteção Catódica de Dutos, ministrado pelo engenheiro civil Laerce de Paula Nunes. O evento, que tem o apoio do Governo do Estado e da Gás de Alagoas S.A (Algás), acontece no auditório do Hotel Jatiúca e deve reunir técnicos da área de Gás Natural Canalizado de agências de todo o País.

Entre outras coisas, o treinamento visa capacitar os técnicos para analisar e fiscalizar os sistemas de proteção catódica implantados pelas empresas supridoras e distribuidoras de gás natural canalizado e criar critérios comuns, unificados, que sirvam de referência para melhorar os processos de fiscalização por parte das instituições regulatórias.

Marcus Vasconcelos, presidente da Arsal, explicou que a ideia do curso nasceu durante discussões técnicas entre a agência alagoana e a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), onde foi identificada a inexistência de indicadores para monitoramento e fiscalização dos sistemas de proteção catódica implantados pelas distribuidoras de gás.

As vagas são limitadas e os participantes têm até o dia 7 de julho para confirmar  presença e encaminhar os nomes para o e-mail da gerente de Gás Natural da Arsal, Clara Alves: clara.alves@arsal.al.gov.br.

 Sobre o instrutor

Laerce de Paula Nunes é engenheiro civil da empresa IEC - Instalações e Engenharia de Corrosão LTDA, sediada no Rio de Janeiro. O instrutor possui especialização nas áreas de corrosão, inspeção de equipamentos e tubulações e de proteção catódica.

Ele é responsável pelo gerenciamento de obras de implantação dos sistemas de proteção catódica de diversos gasodutos, adutoras e plantas industriais, atuando nas áreas de inspeção de revestimento externo de dutos e no projeto, montagem, inspeção e manutenção de sistemas de proteção catódica e aterramento elétrico.

Primeira Edição © 2011