Secretário apresenta ações ao Conselho Municipal de Turismo

21/06/2017 17:17

A- A+

Ascom Semtur

compartilhar:

O Conselho Municipal de Turismo (Comtur), órgão presidido pela Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), realizou primeira reunião de 2017 nesta quarta-feira (21). O evento foi realizado no Sebrae e contou com a presença de membros representantes de diversas secretarias municipais, do governo e da União, assim como do trade turístico, que foram empossados pelo secretário Jair Galvão, representando o prefeito Rui Palmeira na cerimônia.

“O Comtur tem a finalidade de ser uma instância de governança do destino Maceió para fins de planejamento e tomada de decisões estratégicas que beneficiem o turismo, setor que já é uma das principais fontes de renda do município. A intenção da reunião de hoje foi dar posse aos conselheiros, titulares e suplentes do conselho e apresentar os projetos que a Semtur está realizando, assim como o planejamento para os próximos quatro anos, seguindo as premissas do plano de governo que foi apresentado para o prefeito Rui Palmeira”, comenta Galvão. “Esse foi um primeiro momento, mas já programamos realizar mais três reuniões ao longo do ano para que possamos, além de apresentar as ações da secretaria, ouvir as demandas e as necessidades dos empresários e associações que trabalham com o turismo para que haja uma aproximação cada vez maior deles com o poder público”, completa.

A secretária-adjunta Luciana Sagi também destaca a importância do conselho para a aproximação das entidades. “O conselho, por ter representantes de diversos setores, é essencial para trazer outros olhares e outras percepções do turismo. É uma forma que temos de melhorar as ações da secretaria e de poder otimizar esforços”, destaca Sagi. “É uma forma também de validar as ações que são discutidas, uma vez que cada representante do conselho conversa com seus respectivos setores e pessoas da sociedade para que se coloquem em prática ou se transmitam as decisões que são tomadas no Comtur”, afirma.

Na posse, foi apresentado o plano projetos e ações da Semtur até 2020 para três grandes frentes da secretaria: marketing, que trata de promoção e divulgação; estruturação do destino, responsável por projetos como as estações elevatórias; e projetos especiais, que cuida de ações como a sinalização turística e banheiros na orla.

Uma reunião extraordinária do Comtur está marcada para o começo de setembro, quando será definido o vice-presidente do conselho, que será um membro da iniciativa privada.

O Conselho

O Comtur é formado por representantes das secretarias municipais de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet), do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), da Fundação Municipal de Cultura (Fmac), da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico do Turismo (Sedetur), do Sesc e do Senac de Alagoas, do Sebrae/AL, do Maceió Convention & Visitors Bureau, da Federação do Comércio do Estado de Alagoas (Fecomércio), da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-AL), da Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav/AL), da Associação Brasileira de Restaurantes e Bares (Abrasel/AL), da Companhia Brasileira de Trens Urbanas (CBTU), do Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, Porto de Maceió,  Sindicato das Empresas de Turismo (Sindetur/AL), Sindicato dos Guias de Turismo de Alagoa (Singtur/AL), Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Maceió (SHRBS/AL) e do Grupo dos Receptivos de Alagoas (Gral).

Primeira Edição © 2011