Fiscalização Preventiva Integrada apreende cerca de 1500 animais

Animais resgatados em fiscalização são encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres

23/05/2017 15:58

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

Cerca de 1500 animais foram resgatados nos primeiros 9 dias da Fiscalização Preventiva Integrada do São Francisco – coordenada pelo Ministério Público Estadual (MPE).  A equipe veterinária do Instituto do Meio Ambiente (IMA) cuida dos bichos que não se encontram com condições de soltura e já encaminhou 94 deles ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Ibama).

“A equipe de fauna recepciona os animais resgatados que eram criados de forma ilegal. Muitos deles se encontram em situações de maus-tratos, os quais, assim que chegam na base e são avaliados, passam por tratamentos e cuidados intensivos para sua recuperação”, comentou Epitácio Correia, gerente de Fauna, Flora e Unidades de Conservação.

A equipe de fauna da FPI montou, no município de Arapiraca, uma estrutura para recebimento dos animais. Cerca de mil animais, que estavam em boas condições e tinham capacidade de reintegração à natureza, já foram soltos em locais apropriados.

Segundo Ana Cecília Pires, veterinária e consultora ambiental do IMA, os animais encaminhados para o CETAS apresentavam algumas características que impossibilitavam a soltura.

“Alguns animais chegam com as penas cortadas, ou ausência de algumas delas, impedindo vôo para serem soltas, necessitando passar um tempo no Cetas para crescimento e recuperação das penas íntegras. Há também animais que não são de ocorrência em Alagoas e que devem ser repatriados para o estado onde há ocorrência deles”, explicou.

Os técnicos relataram, também, o resgate de alguns filhotes que necessitam de maior cuidado. Os que não chegaram em fase adulta estão sob cuidados dos veterinários que contam com o apoio da rede de supermercados Unicompras para obtenção dos alimentos necessários para a dieta destes filhotes.

Alem do IMA e do Ibama, fazem parte da FPI do São Francisco, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), a Polícia Militar de Alagoas (PMAL), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), a Polícia Rodoviária Federal (PFR/AL), Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), entre outros órgãos estaduais e federais.

As ações das equipes da FPI tiveram início no dia 15 e seguem até 26 de maio.

 

Primeira Edição © 2011