Vacinação contra gripe começa segunda em postos e shoppings

22/04/2017 13:26

A- A+

Ascom SMS

compartilhar:

Iniciada no último dia 17, com a imunização dos profissionais de saúde, a Campanha de Vacinação contra a Gripe (Influenza) será aberta na próxima segunda-feira (24) para os demais públicos prioritários, tanto nas unidades de saúde quanto nos pontos fixos instalados no Maceió Shopping (Mangabeiras), Parque Shopping (Cruz das Almas), Pátio Maceió (Benedito Bentes) e Supermercado Extra (Mangabeiras), estes com funcionamento das 10h às 21h.

A Secretaria Municipal de Saúde informa que a campanha contará ainda com equipes volantes para a vacinação de pessoas acamadas e de profissionais em grandes instituições de ensino. A Gerência de Imunizações do Município informa que a ação se estenderá até o dia 26 de maio.

Com a expectativa de imunizar mais de 173 mil pessoas na capital alagoana, a campanha tem como público-alvo crianças de 6 meses a menores de 5 anos, idosos com 60 anos ou mais, gestantes em qualquer idade gestacional, puérperas com até 45 dias pós parto, trabalhadores da saúde e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis (na faixa etária dos 3 aos 59 anos, mediante apresentação de comprovação médica). Este ano, foram incluídos também os professores das redes pública e privada, que também deverão apresentar identificação funcional. Além desses casos, a imunização será feita com a população privada de liberdade (reeducandos) e funcionários do Sistema Prisional.

“Nossa meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários, garantindo uma cobertura vacinal satisfatória, como a de 2016, que alcançou 96%. Com isso, atingiremos o objetivo da campanha, de reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da Influenza nessa população, que apresenta um quadro de maior suscetibilidade à doença”, afirma a gerente de Imunizações da SMS, Eunice Amorim.

Ela lembra que as únicas contraindicações são para pessoas que possuem alergia à proteína do ovo ou que apresentaram uma reação severa (anafilática) a uma dose anterior da vacina.

Dia D

Definido para a intensificação e reforço da campanha, o Dia D de mobilização acontece no dia 13 de maio. Neste dia, a vacina deverá ficar disponibilizada, das 8h às 17h, nas unidades de saúde e em postos fixos, que serão instalados em locais estratégicos, de fácil acesso à população.

Gripe

Causada pelo vírus Influenza, a gripe é uma infecção do sistema respiratório e por mais que não seja considerada uma doença grave, pode levar à morte, sobretudo quando aparece associada a outras complicações mais graves, como traqueobronquite ou pneumonia, esta responsável por um grande número de internações hospitalares no país. A doença inicia-se com febre alta, em geral acima de 38 graus, seguida de dores musculares, de garganta e de cabeça e tosse seca. A febre é o principal sintoma e dura em torno de três dias.

O Brasil é um dos poucos países a oferecer, desde 1999, a vacina gratuitamente, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo o Ministério da Saúde, a imunização anual pode evitar de 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da Influenza. O MS recomenda ainda que, em qualquer suspeita, o paciente procure imediatamente orientação médica.

Primeira Edição © 2011