Este hábito muito comum pode triplicar o risco de AVC

22/04/2017 13:01

A- A+

Exame.com

compartilhar:

São Paulo – Consumir diariamente refrigerante diet pode aumentar o risco de se ter um derrame e de desenvolver demência.

A descoberta é de um novo estudo publicado na revista científica Stroke, feito pela Universidade de Boston.

O estudo mostra que qualquer bebida com adoçantes artificiais pode aumentar o risco dessas doenças.

Tomar pelo menos uma lata de refrigerante diet por dia está associado a um risco quase três vezes maior de AVC ou demência.

A chance de AVC aumentou 2,96 vezes entre aqueles que consumiam uma lata diária. Já as chances de demência aumentaram 2,89 vezes.

Já a versão normal, segundo o estudo, não está associada a esses fatores de risco. Esta afirmação contraria outros estudos científicos.

O estudo

O estudo, contudo, não achou uma relação direta de causa e efeito entre ingestão de bebidas diet e doenças como derrame e demência.

Os pesquisadores partiram de uma associação feita usando dados fornecidos por uma pesquisa que questionou pessoas sobre seus hábitos alimentares.

Foram entrevistadas quatro mil pessoas, divididas entre adultos e idosos. A pesquisa foi feita pelo Framingham Heart Study, projeto de estudo de doenças cardiovasculares da Universidade de Boston.

Primeiro, foram analisados dados sobre a quantidade de bebidas diet ingerida por cada pessoa em sua dieta, entre 1991 e 2001.

Depois, os dados foram comparados com o número de pessoas que tiveram um derrame ou apresentaram demência nesse período de dez anos.

Na década estudada, entre os participantes, foram 97 casos de AVC (sendo 82 deles isquêmicos) e 81 casos de demência (63 compatíveis com o Mal de Alzheimer).

Fatores como dieta, tabagismo e atividades físicas foram levados em conta para impedir distorções nas associações dos dados.

Primeira Edição © 2011