Semana Santa aquece turismo em Alagoas

Assim como em 2016, previsão é que a ocupação se mantenha elevada no feriado em 2017

12/04/2017 06:25

A- A+

Marcel Leite - Agência Alagoas

compartilhar:

Os feriadões devem movimentar a economia e aumentar a circulação de turistas em 2017. Para a Semana Santa, a expectativa é de que a taxa de ocupação hoteleira em Alagoas seja de 83%, de acordo com a projeção realizada pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-AL) com base nas reservas realizadas para o feriado prolongado.

Em 2016, 83% dos leitos disponíveis no Estado foram ocupados no período. O Ministério do Turismo (Mtur) estima que as viagens em feriados injetem R$ 21 bilhões a mais na economia do Brasil durante esta temporada.

Para o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Helder Lima, as estatísticas reveladas comprovam a relevância dessas datas para o turismo na baixa tempoprada.

“No ano passado, nós conseguimos manter uma média de 70% de ocupação hoteleira durante todo o ano e feriados como este colaboram para esse número, rompendo com a sazonalidade do turismo. Ao final de 2017, esperamos conquistar um número ainda maior, apostando em ferramentas digitais de divulgação e em campanhas direcionadas para os mercados emissores mais importantes para Alagoas", disse Helder Lima.

A Associação Brasileira das Agências de Viagem (Abav) projeta que a demanda por viagens de lazer em 2017 deverá crescer entre 8% e 14%.

Hotelaria em Alagoas

Com 439 empreendimentos hoteleiros, que representam cerca de 31 mil leitos, Alagoas oferece uma rede hoteleira moderna. Somente em 2016, foram instalados os hotéis Waterfront, Acqua Suit es e Tropicali Slim, em Maceió; e as pousadas Rangai, em Maragogi, e Vila Morena, em Porto de Pedras. Outros dois hotéis ainda foram ampliados: o Gran Oca Resort e o Hotel Praia Dourada, ambos em Maragogi.

Este movimento segue com mais captações de empreendimentos hoteleiros por parte do Governo do Estado, a exemplo do Hotel Porto Jatiúca que recebeu nesta terça-feira, 11, concessão de incentivos para se instalar. O hotel deve ficar pronto no segundo semestre de 2017 e promete gerar 260 novos postos de trabalho.

Primeira Edição © 2011