Cuidados básicos para a saúde do seu pet

30/03/2017 11:43

A- A+

Redação

compartilhar:

A chegada de um animal de estimação em casa precisa ser consciente para que as pessoas da casa e o pet não sofram com imprevistos e descuido. Não basta trazer o amigo peludo e dar à ele água, comida e um lugar para dormir os cuidados para a qualidade de vida do bichinho vão além disso e precisam ser muito bem avaliados antes de adotar um pet. Confira abaixo os cuidados básicos.

Alimentação

É importante alimentar o animal com alimentos adequados para a sua espécie e idade. Os filhotes precisam ser alimentados geralmente de quatro a seis vezes ao dia, já os adultos cerca de duas vezes e de preferência sempre no mesmo horário. A água precisa estar sempre à disposição limpa e fresca.

Higiene

O ambiente do animal precisa ser protegido das temperaturas extremas, assim como os humanos os animais também sofrem com calor e o frio e estão sujeitos a alguns tipos de doenças. Além disso, seu ambiente precisa estar sempre limpo. Procure remover os resíduos de comida que ficam após as refeições, pois elas podem atrair baratas e ratos.

O banho em cachorros é recomendável pelo menos a cada 15 dias, já nos gatos por serem animais mais limpos esse intervalo pode ser um pouco maior, mas sempre use produtos adequados para o bichinho.

A higiene bucal também é muito importante para a saúde do pet. Existem produtos específicos para a escovação dos dentes dos animais que ajudam a evitar doenças periodontais, mau hálito e bactérias que podem se desenvolver e prejudicar os órgãos.

Castração

Todo animal pode ser levado para a castração. Além de evitar a superpopulação e o abandono de animais nas ruas, o procedimento ajuda a prevenir doenças uterinas, câncer, doenças prostáticas, além de deixar o animal mais dócil e com melhor qualidade de vida.

Vacinas e vermífugos

As vacinas são importantes para prevenir doenças que inclusive podem ser passadas para os humanos. Cada animal possui as vacinações específicas para a sua espécie, mas geralmente os filhotes devem ser vacinados com dois, três e quatro meses, já os adultos uma vez por ano.

Além das vacinas é preciso que o animal seja protegido contra os parasitas intestinais também conhecidos como vermes. No primeiro mês de vida já pode dar início ao processo de vermifugação que geralmente dura até seis meses.

Passeios

Os animais também estão sujeitos à obesidade, estresse e até depressão, por isso precisam de atenção, carinho e passeios regulares. Isso ajuda a estimular toda a parte física e psicológica do pet.

Em casos de viagens para praia, campos e regiões próximo à represas é importante consultar um veterinário para aquisição de um medicamento contra o verme do coração, que é transmitido por um mosquito que pode levar o seu pet a morte.

Veterinário

Logo nos primeiros meses de vida o animal precisa ser levado ao veterinário para receber as vacinas, mas após essa fase pelo menos uma vez ao ano deve-se fazer um check up. Graças aos avanços da tecnologia através de exames, como o ultrassom veterinário, muitas doenças podem ser evitadas e até curadas com sua identificação precoce, além disso é importante observar o comportamento do animal e em qualquer mudança alertar o veterinário.

 

Primeira Edição © 2011