Exposições marcam a data comemorativa dos 80 anos do Iphan -AL

O evento acontece no dia 13 de janeiro com a abertura da exposição Jangada de Pau, às 10 horas, no shopping Parque Maceió, e da mostra Patrimônio Cultural

10/01/2017 16:42

A- A+

Superintendência do Iphan - AL

compartilhar:

Reconhecida como a primeira instituição brasileira dedicada à preservação do patrimônio cultural na América Latina, a trajetória do Iphan se confunde com a formação da identidade cultural brasileira. Criado em 13 janeiro de 1937, o Instituto celebra 80 anos de atividades voltadas para a proteção e valorização do patrimônio nacional.

É com esse foco que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – SE Alagoas prepara um grande evento para o dia 13 de janeiro. Na sede do Instituto, à Rua Sá e Albuquerque, 157, bairro do Jaraguá, a partir das 17h, acontece a abertura da ExposiçãoPatrimônio Cultural: Iphan 80 anos em Alagoas, estando aberta à visitação até 13 de fevereiro, de terça-feira a domingo (inclusive feriados), das 9h às 17h.

A exposição apresenta um panorama geral de todos os bens tombados ou protegidos em Alagoas. Em Patrimônio Cultural: Iphan 80 anos em Alagoas, há uma proposta de celebrar a própria construção e apropriação do termo patrimônio cultural, já que desde 1937 que o Iphan discute e define o tema. Ao apresentar fatos marcantes da história da preservação cultural no Estado, a mostra promove o debate e reflexão sobre memória e patrimônio nacional.

Teremos na abertura, uma roda de conversa sobre a trajetória e atuação do IPHAN em Alagoas com a participação do Arquiteto Mário Aloísio Melo, Superintendente do Iphan – AL.

Outro destaque é a abertura da exposição Jangada de Pau, às 10h, no shopping Parque Maceió, localizado na Av. Comendador Gustavo Paiva, 5.945, Cruz das Almas. A mostra lança um olhar sobre o modo de fazer das jangadas tradicionais. Os visitantes poderão conferir um acervo fotográfico, resultado de um trabalho realizado por antropólogos e pesquisadores desde a década de 1960, e um exemplar da jangada de pau em escala natural. A iniciativa é uma parceira da Superintendência do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan-AL) junto com a Núcleo Zero e Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC).

Serviço

Exposição Patrimônio Cultural: Iphan 80 anos em Alagoas

Data: 13 de janeiro, às 17h

Local:  Casa do Patrimônio do Iphan em Maceió

Endereço: Rua Sá e Albuquerque, 157, bairro do Jaraguá

Visitação:  de 13 de janeiro a 13 fevereiro de 2016

Horário: Terça-feira a domingo (inclusive feriados), das 9h às 17h

Primeira Edição © 2011