Prefeitura renova tradição do Natal na Praça da Faculdade

03/12/2016 10:42

A- A+

Secom Maceió

compartilhar:

A iluminação especial executada pela Superintendência Municipal de Energia e Iluminação Pública (Sima) trouxe um Natal cheio de luzes e cores para Maceió. Nesta sexta-feira (02), apresentações artísticas marcaram a abertura oficial das comemorações natalinas da cidade e a Praça Afrânio Jorge, conhecida como Praça da Faculdade, no Prado, foi o local escolhido para a festa. O local, antigo polo dos festejos natalinos em Maceió, voltou a ser palco da festa, com apresentaçao de folguedos tradicionais desse período.

Coordenado pela Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), o evento contou com apresentação de quatro grupos de folguedos natalinos. “Trouxemos para a festa os folguedos tradicionais. Antigamente, a Praça Afrânio Jorge, a nossa Praça da Faculdade, era palco dessas apresentações. Um espaço que está na memória dos maceioenses, pois era onde as famílias se congregavam no final do ano. O prefeito Rui Palmeira revitalizou o lugar, trazendo de volta a comunidade. Abrimos oficialmente os festejos natalinos com tradição e a nova iluminação, que já está encantando a todos na cidade”, disse o presidente da Fmac, Vinícius Palmeira.

Neste ano, novas localidades receberam iluminação para a data comemorativa, envolvendo mais de dez bairros. Centro, Jaraguá, Ponta Verde, Pajuçara, Jatíuca e Benedito Bentes estão entre os lugares especialmente iluminados para o Natal. No total, mais de 400 ornamentos iluminam a cidade, incluindo um presépio nas proximidades do Alagoinhas, na Ponta Verde.

Árvore dançante

“Esta noite fizemos o lançamento oficial da iluminação especial instalada em várias partes da cidade. Neste sábado, iremos lançar a árvore dançante, na praia da Pajuçara. Já fomos ao Benedito Bentes, na Praça Cely Loureiro, onde tivemos a participação da população, que foi tirar fotos perto da árvore. No Graciliano Ramos e no Salvador Lyra, a decoração também está muito bonita. Esse ano, a iluminação está fantástica”, disse o superintendente da Sima.

A Avenida Pontes de Miranda, a Via Litorânea, que foi finalizada e entregue à população este ano, está entre as novas vias que receberam a atração, atendendo, desta forma, toda a extensão da orla marítima urbana de Maceió.

Atrações da noite

As atrações culturais que se apresentaram na abertura oficial do Natal em Maceió foram as Baianas Flor do Bairro; Fandango do Pontal; Guerreiro Vencedor Alagoano e o Pastoril Estrela de Belém. A ação é resultado de parceria entre a Fmac e o Ministério da Cultura, a partir de emenda parlamentar do senador Benedito de Lira.

“Estou sempre na Praça da Faculdade, principalmente, nos finais de semana. Hoje, as apresentações na praça foram maravilhosas. Gosto muito do Pastoril. Sou fã”, disse a moradora do bairro Núbia da Rocha, que prestigiou todo o evento.

Programação de Natal

No próximo dia 10 de dezembro, também na Praça da Faculdade, os festejos natalinos de Maceió marcam mais uma edição do projeto Giro dos Folguedos – Especial de Natal. O projeto reúne dezenas de grupos de cultura popular para apresentações simultâneas em tablados.

“Para o dia 10, na Praça da Faculdade, vamos contar com 15 grupos e apresentações programadas para o fim da tarde. No dia 17 de dezembro, haverá outra edição do projeto, desta vez no corredor cultural Vera Arruda, na Jatiúca”, informa o diretor de Produção da Fmac, Keyler Simões.

Primeira Edição © 2011